A partir desta quarta-feira (17), a Uber começará a lembrar os passageiros de colocar o cinto de segurança via notificação de voz ao motorista. De acordo com anúncio, decisão vem após levantamento mostrar que 50% de todas as mortes em acidentes de veículos nos EUA em 2022 foram decorrentes da falta do uso do equipamento. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • Agora, o telefone do motorista emitirá um lembrete de áudio quando você embarcar, dizendo: “Use o cinto para sua segurança”; 
  • O passageiro também receberá uma notificação push em seu telefone ao mesmo tempo que diz: “Mesmo em uma viagem curta e sentado no banco de trás, use cinto de segurança”; 
  • A empresa começou a testar alertas sonoros de cintos de segurança em 2021 com base no feedback dos motoristas; 
  • Lançamento torna o alerta amplamente disponível nos EUA, Reino Unido, Taiwan, América Latina e países da África. Recurso deve chegar a outros territórios em breve. 

Leia mais! 

Para a Uber, os alertas “aumentarão o uso do cinto de segurança e ajudarão os motoristas a garantir um ambiente seguro durante a viagem”. No Brasil, alguns usuários já notaram a mudança: um e-mail foi disparado para explicar a nova Notificação de Cinto de Segurança

publicidade

Cinco segundos antes do início da viagem, através do celular do motorista, você poderá ouvir a seguinte mensagem: “Para a sua segurança, use o Cinto de Segurança”. Além disso, você também receberá uma mensagem de texto, lembrando de colocar o cinto de segurança. Assim, vocês viajam com mais tranquilidade e fazem sua parte para um trânsito seguro. 

Uber em comunicado aos usuários.

O objetivo é que usuários se acostumem a colocar o cinto, que tem uso obrigatório, mesmo viajando como passageiro. Com o lançamento da notificação, ela será ativada de forma padrão para enviar o alerta nas cinco primeiras viagens. Após esse período, surgirá apenas a cada 10 viagens. 

Vale lembrar que, recentemente, a Uber lançou também uma nova seção de preferências de segurança. Nela, você pode encontrar e automatizar as ferramentas de segurança do serviço, como ativar automaticamente recursos de gravação de áudio, verificação de PIN e Compartilhamento de viagem.