O chuveiro elétrico é um acessório utilizado para que as pessoas possam passar pelo período de inverno, onde há baixas temperaturas e a água gelada pode ser um grande desafio no momento de tomar banho. Esse item permite que o usuário tome um relaxante banho quente, mesmo em casas que não possuam o sistema de aquecimento. Saiba todos os detalhes sobre o eletrodoméstico.

Leia mais:

publicidade

O chuveiro elétrico moderno foi inventado em 1940

Tudo começou em 1930, pois as cidades europeias utilizavam o sistema de gás para aquecer a água, mas aqui no Brasil ele não existia essa alternativa. Então, foram feitos os primeiros modelos de chuveiro elétrico, porém, com vários problemas estruturais, que inclusive eram perigosos para os usuários. 

Eles não tinham isolação adequada para os condutores elétricos, além disso, contavam com resistores de níquel ou cromo e metais de alto ponto de fusão, para que a água fosse aquecida. O corpo do equipamento era de metal, o que ampliava os problemas, pois esse é um material condutor de eletricidade que pode ampliar os riscos de choque.

publicidade

Então, somente em 1940, Francisco Canhos, engenheiro de Jaú, cidade do interior de São Paulo, criou o primeiro chuveiro elétrico “moderno”, com uma tecnologia segura e automatizada e muito fácil de ser instalado.

Como era o chuveiro?

Modelos de chuveiro elétrico de 1940
Imagem: Wikimedia Commons

O equipamento tinha um sistema de diafragma de borracha que fixava e isolava a resistência. Quando o registro era aberto, o volume de água entrava no corpo do chuveiro e aproximava a resistência dos cabos elétricos, o que fazia com que o circuito fosse fechado e assim a peça aquecida.

publicidade

Na época o modelo já começou a vir com o sistema de variação de temperatura, pois foram adicionados dois resistores, um com alta potência e outro com baixa potência. Eles alternavam o quanto a resistência podia receber de calor. 

Em 1950, a empresa italiana Lorenzetti adquiriu a patente do produto e popularizou ele ainda mais em todo Brasil, substituindo o sistema de diafragma por um pistão interno que deixa a resistência e cabos elétricos mais próximos. 

publicidade

Como funciona o chuveiro atualmente? 

Os modelos atuais de chuveiro elétrico utilizam como base o sistema pensado por Canho, ou seja, tem diversas semelhanças. Porém, alguns ajustes foram realizados. 

O acionamento dele é por meio do registro, que ao ser aberto faz com que a água entre na caixa do chuveiro com uma alta pressão, porém, uma parte fica no espaço interno, que acaba acionando o sistema de diafragma ou pistão para aproximar a resistência do sistema elétrico na parte superior.

Depois desse processo, a corrente elétrica percorre pela resistência e aquece a peça e assim a água fica quente. Quando o registro é fechado, o líquido diminui o volume no chuveiro, o diafragma ou pistão se desconecta do sistema elétrico e a corrente elétrica para. Assim, ele é desligado.