Robôs com rodas têm uma variedade de benefícios, como locomoção mais rápida, em ambientes irregulares e com menos riscos de perder equilíbrio, evitando complicações. No entanto, um dos desafios desse tipo de dispositivo é que não consegue superar degraus ou qualquer elevação acima do nível do solo.

Até agora. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Kyushu, do Japão, construíram o que dizem ser o primeiro robô com rodas sem aro e pernas elásticas capaz de unir os benefícios das rodas e ainda subir degraus.

publicidade

Leia mais:

Robô com rodas diferentes

O novo robô com rodas sem aro tem uma estrutura que une os benefícios das rodas com a navegação em ambientes elevados, permitindo, por exemplo, subir degraus.

publicidade

Isso acontece graças ao usa de pernas elásticas e telescópicas a partir de uma dinâmica complexa, que torna o movimento do dispositivo semelhante ao caminhar.

Segundo o artigo, publicado na Artificial Life and Robotics, este é o primeiro robô 3D deste tipo.

publicidade
Demonstração do movimento do robô com rodas sem aro (Imagem: Artificial Life and Robotics)

Como ele foi construído

  • A forma inicial do robô foi construída usando um software de design no computador;
  • Depois, os pesquisadores fizeram simulações para testar os movimentos do objeto enquanto se movia por um terreno plano e por superfícies com degraus;
  • O objetivo era entender qual a elasticidade ideal para as pernas elásticas, que vieram depois das descobertas da simulação;
  • Já com as pernas instaladas, o robô foi submetido a novos testes em ambientes com degraus de 0,03 metros. Ele teve sucesso em superá-los rapidamente, sem ficar preso ou perder o equilíbrio.
Robô com rodas sem aro (Imagem: Artificial Life and Robotics)

Próximos passos do robô

O artigo revelou que pretende continuar testando o robô para melhorar o controle e diminuir o consumo de energia. Além disso, eles querem adaptar o projeto para uma versão com apenas uma roda, que possa se mover em ambientes apertados.

De acordo com o TechXplore, a invenção pode inspirar outros pesquisadores do setor a desenvolver robôs com rodas sem aro, que podem ter funções variadas e uma ampla gama de aplicações.