Imagem: Divulgação/Takeda
Em meio ao número recorde de casos da doença no Brasil, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue. A medida vale para imunizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e apenas no caso de imunizantes que estiverem próximos do vencimento.
Leia mais
Com a mudança, as vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos de idade. Os critérios para a aplicação serão definidos pelos próprios municípios.
O Ministério da Saúde reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março. Apesar disso, a baixa adesão fez com que as vacinas estocadas nos municípios se aproximassem da validade.
Nos casos de imunizantes que não tenham vencimento em 30 de abril, a vacinação continua liberada apenas para o público-alvo da campanha: crianças de 10 a 14 anos. Lembrando que a imunização acontece com doses da Qdenga.
Ainda de acordo com a pasta, não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal. As informações são do G1.
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de maio de 2024 18:06