Funcionários do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido começaram a elaborar legislação para regular os modelos de IA no país. As informações são do The Verge.

Leia mais:

publicidade

Ainda não foi esclarecido como as possíveis novas leis que surgirem para regulamentar inteligências artificiais vão se adequar com o já existente AI Safety Institute do Reino Unido, que já realiza testes de segurança dos modelos de IA mais poderosos.

Este instituto para garantir a segurança dos modelos de IA no país foi instaurado após o Reino Unido sediar, em novembro do ano passado, a primeira Cúpula Global de Segurança de IA, em Bletchley Park. O evento contou com a presença de muitos líderes mundiais.

publicidade

Desde então, o instituto passou a analisar a segurança de vários modelos de IA. A ação desse órgão gerou alguma insatisfação nas empresas de tecnologia que fabricam as inteligências artificiais, que chegaram a solicitar mais clareza sobre os prazos e o que aconteceria se os modelos de IA fossem considerados arriscados.

O Reino Unido também concordou em realizar testes de segurança conjuntos de modelos com os EUA.

publicidade
Imagem: Thapana_Studio/Shutterstock

Legislação do Reino Unido ainda tem “buracos” quando o assunto é IA

  • Apesar da atuação do instituto, o Reino Unido não tem oficialmente uma política que impeça as empresas de lançar modelos de IA que não tenham sido avaliados quanto à segurança.
  • As autoridades também não possuem por lei o poder de retirar qualquer modelo existente do mercado se este violar as normas de segurança ou de multar uma empresa por essas violações.
  • Em comparação, a Lei de IA da União Europeia pode impor multas se as empresas de IA violarem certos padrões de segurança.

O primeiro-ministro Rishi Sunak já chegou a dizer no passado que não havia necessidade de “apressar-se para regulamentar” os modelos e plataformas de IA.

Entretanto, oficiais do governo britânico já levantam a possibilidade de alterar as regras de copyrights do Reino Unido para reforçar a opção de exclusão para conjuntos de dados de formação de IA. Neste momento, uma lei sobre essas práticas parece longe de sair do papel.

IA
(Imagem: Tatiana Shepeleva/ Shutterstock)