Polvos são muito mais do que oito braços. As criaturas carnudas têm três corações (que bombeiam sangue azul!) e podem carregar veneno mil vezes mais potente do que cianeto, por exemplo. É o que revela a série documental Segredos dos Polvos, da National Geographic, que estreia em 22 de abril no Disney+.

O documentário, dividido em três partes, explora camuflagem, inteligência e vida social dos polvos. Narrada por Paul Rudd (Homem-Formiga) e dirigida por James Cameron (Avatar, Titanic), a série se baseia no livro homônimo (sem edição em português), escrito pelo naturalista Sy Montgomery.

publicidade

Leia mais:

Segredos de ‘Segredos dos Polvos’

Pôster do documentário Segredos dos Polvos, da National Geographic, que estreia no Disney+
(Imagem: Divulgação/National Geographic)

A repórter Rachel Funnell, do IFLScience, conversou com Montgomery sobre como foi desvendar, bom, os segredos dos polvos. Confira abaixo os destaques da entrevista:

publicidade

Rachel Funnel: Como foi escrever o livro?

Sy Montgomery: Anteriormente, eu havia escrito um livro, “A Alma de um Polvo” (tradução livre porque não tem edição em português), no qual conheci pessoalmente vários polvos. E desde que foi publicado, em 2015, houve uma tonelada de novas descobertas científicas. E em muitos casos, as descobertas que estavam sendo relatadas explicavam coisas que eu havia me perguntado por anos, e lançaram uma nova luz sobre esses comportamentos que me encantaram quando eu estava passando tanto tempo com esses animais.

publicidade
Polvo no fundo do oceano
(Imagem: Vladimir Turkenich/Shutterstock)

R.F: O quão estranhos são os polvos?

S.M: Eles são tão diferentes de nós que você realmente teria que ir à ficção científica ou ao espaço sideral para encontrar algo tão alienígena. Quero dizer, a cabeça deles nem está onde pensamos que está, então seus braços estão ligados à cabeça e a boca está nas axilas. Eles são muito diferentes de nós, não têm ossos, mudam de cor e forma, e se contorcem por pequenas aberturas. Eles sentem o gosto com toda a pele deles e têm três corações, sangue azul.

publicidade

R.F: Você tem uma cena favorita do documentário?

S.M: Uma das cenas que realmente me marcou é a de um polvo que está sendo incomodado por um camarão irritante. E você pensaria: “Ah, um camarão, o que isso vai fazer?” Bem, existem certos camarões que têm lanças pontiagudas em seus corpos, e eles podem te espetar com isso. E o polvo é uma criatura de corpo macio. Ele não gosta disso. Ele está num substrato de areia e não quer sair, mas o camarão continua incomodando ele. Ele olha ao redor, vê uma concha. Ele a pega e segura como se fosse um escudo. É tão perspicaz. É tão inteligente.