Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee descobriram recentemente restos fossilizados de uma cobra pré-histórica em uma mina de carvão no estado de Gujarat, oeste da Índia. Segundo eles, a nova espécie pode ter sido a maior cobra que já habitou a Terra.

Vasuki indicus pode ser a maior cobra que já viveu na Terra

A cobra recém-descoberta, membro da extinta família de cobras Madtsoiidae, viveu no subcontinente indiano há cerca de 47 milhões de anos. Ela recebeu o nome de Vasuki indicus, uma homenagem a uma cobra mítica hindu, chamada Vasuki.

No novo estudo, a equipe descreve 27 vértebras do animal, em sua maioria bem preservadas, medindo entre 37,5 e 62,7 milímetros de comprimento. Com base no tamanho dos ossos, eles estimaram que esta espécie antiga pode ter atingido entre 10,9 metros e 15,2 metros de comprimento.

Se os números estiverem certos, o tamanho da nova espécie é comparável ao da Titanoboa, cobra já extinta que media cerca de 12,8 a 14,3 metros de comprimento. Também é muito maior do que qualquer cobra moderna (a maior delas chega a 7,67 metros de comprimento, de acordo com o Guinness World Records).

Vértebras da “Vasuki Indicus” (Imagem: reprodução/Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee)

Como a cobra ficou tão grande?

• Devido ao tamanho do animal, os pesquisadores acreditam que a Vasuki indicus era um predador de emboscada em movimento lento, muito parecido com as sucuris que vivem em pântanos atualmente.
  • O animal pré-histórico podia caçar tanto na terra quanto na água.
  • Fósseis de raias, tubarões, bagres, tartarugas, crocodilos e baleias primitivas foram encontrados no mesmo local onde os restos da cobra foram encontrados.
  • Isso pode indicar que o animal pré-histórico se alimentava deles.
  • Os cientistas acreditam que a cobra tenha atingido este tamanho descomunal em função das condições do nosso planeta naquele período.
  • A Terra era significativamente mais quente e mais adequada para suportar grandes animais de sangue frio.
  • Outra possível explicação é a falta de outros predadores agressivos, caso dos humanos.
  • O estudo descrevendo a cobra foi publicado na revista Scientific Reports.
  • As informações são do IFLScience.