A Netflix anunciou, na quinta-feira (19), que ganhou 9,33 milhões de assinantes pagos no primeiro trimestre de 2024, superando (e muito) as estimativas de analistas que apostaram em apenas 3,93 milhões. De acordo com a Variety, o streaming superou as previsões também no setor financeiro: seu lucro líquido foi de US$ 2,33 bilhões, acima do esperado. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Conforme a Netflix, a plataforma tem agora quase 270 milhões de usuários pagos globalmente; 
  • Os resultados consolidam o último trimestre impressionante de 2023: a plataforma conquistou 13,1 milhões de assinantes acima do esperado, um recorde para um quarto trimestre; 
  • Para o segundo trimestre, a Netflix prevê receita de US$ 9,49 bilhões e lucro líquido de US$ 2,06 bilhões; 
  • Apesar dos bons números, no entanto, o streaming anunciou que, a partir de 2025, não relatará mais a quantidade de novos clientes. 

Leia mais! 

Parte da programação que impulsionou os excelentes resultados da Netflix inclui: 

publicidade
  • A adaptação live-action de Avatar: O Mestre do Ar; 
  • A série de ficção científica O Problema dos Três Corpos
  • Magnatas do Crime, de Guy Ritchie; 
  • A nova temporada de Casamento às Cegas
  • A série limitada de suspense A Grande Ilusão;  
  • Griselda de Sofia Vergara; 
  • Filme de Tyler Perry Mea Culpa; 
  • Damsel (Donzela), estrelado por Millie Bobby Brown; 
  • entre outros. 

Para todo o ano de 2024, a Netflix espera um crescimento de receita de 13% a 15% (em comparação com o crescimento de 6,7% em 2022) e uma margem operacional de 25% (acima da previsão anterior de 24%). 

Último ano divulgando número de assinantes 

publicidade

Acompanhando a Meta, que anunciou em fevereiro que não iria mais detalhar o número de usuários diários e mensais do Facebook a cada trimestre, a Netflix anunciou durante apresentação de resultados que, a partir do próximo ano, não informará mais a quantidade de novos assinantes que aderiram ao serviço (algo que também pode ser observado na Apple). 

A decisão deve impactar a indústria, que há anos é alimentada pela batalha por assinantes de streaming. Com a mudança, o foco será destacar o crescimento das receitas e a quantidade de tempo gasto em sua plataforma. 

publicidade

Nos nossos primeiros dias, quando tínhamos pouca receita ou lucro, o crescimento do número de associados era um forte indicador do nosso potencial futuro. Mas agora estamos gerando lucro e fluxo de caixa livre muito substanciais. 

A empresa pontuou, contudo, que “anunciará marcos importantes de assinantes à medida que os ultrapassarmos”, o que significa que provavelmente ouviremos sobre os resultados específicos de novo apenas quando ela ultrapassar os 300 milhões de usuários pagos.