A Apple e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) estão prestes a fechar um acordo bilionário que concede à dona do iPhone direitos televisivos do Mundial de Clubes 2025 (ou Super Mundial), conforme relatou o New York Times. A parceria deve ser anunciada ainda este mês e está sendo avaliada em cerca de R$ 5 bilhões. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Se confirmado, o acordo dará ao negócio de streaming da Apple uma vantagem significativa em meio à concorrência de conteúdos esportivos; 
  • A parceria deve, inclusive, impulsionar o número de assinantes da Apple TV+; 
  • Com o acordo concretizado, essa também será a primeira vez que a FIFA concorda com um contrato mundial para streaming; 
  • Há preocupações apenas com os “direitos de transmissão gratuita”, já que o negócio tornaria o evento disponível apenas para assinantes do Apple TV+; 
  • Não ficou claro os termos do acordo. A Apple não quis comentar. 

Leia mais! 

Como prática geral, a FIFA não confirma nem nega discussões comerciais. 

Porta-voz da FIFA à Reuters.

Com 32 times disputando um dos maiores torneios do futebol, o Mundial de Clubes 2025 deve ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho. Essa será a primeira edição do campeonato quadrienal internacional de futebol organizado pela FIFA. 

publicidade

Das vagas disponíveis, 22 já foram preenchidas, com três clubes brasileiros confirmados. São eles: Palmeiras, Flamengo e Fluminense — campeões das últimas três edições da Copa Libertadores. 

Entre outros times de destaque que também conseguiram vaga estão: Real Madrid, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Manchester City e Benfica. 

publicidade

Vale mencionar que diversos streamings têm apostado no conteúdo esportivo, tirando o monopólio tradicional da TV. A Netflix, por exemplo, foi a mais recente a entrar para esse mundo das transmissões com a competição The Netflix Cup. Relembre aqui!  

Cabe pontuar também que a Apple já possui direitos sobre a Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol profissional masculino entre clubes dos Estados Unidos. Sua concorrente Prime Video tem direitos de transmissão da Copa do Brasil com a CBF. Já a Max, da HBO, pode transmitir jogos da Champions League, do Paulistão e outros.