Streaming, YouTube, redes sociais… Hoje são várias as opções para quem busca entretenimento e informação. Mesmo assim, a pesquisa da Kantar Ibope Media revela que a TV aberta continua tendo a preferência dos brasileiros.

Leia mais

publicidade

Maior audiência da América Latina

O levantamento aponta que, em 2023, o brasileiro também foi o maior consumidor de TV aberta entre todos os países da América Latina. Por aqui, 68% da população assistiu a programação em média cinco horas por dia.

O estudo afirma ainda que a preferência pela televisão aberta pode ter como principal fator a diversidade de conteúdos oferecidos pelos canais, além de uma programação tradicional que se mantém preservada, o que traz uma identificação imediata do público.

publicidade

‌Por outro lado, as emissoras têm buscado diversificar a programação. Para isso, têm sido ampliadas colaborações com produtoras independentes com o objetivo de produzir novos conteúdos nacionais e regionais.

‌O público consumidor de audiovisual tem interesse em conteúdo de qualidade, com foco em custo-benefício e vai buscar sempre o melhor conteúdo onde estiver sendo melhor ofertado. Logo, quanto maior a diversidade da programação da TV aberta brasileira, maior o número de telespectadores interessados.

Carolina Straccia, gerente de marketing da MultTV, empresa especializada em compartilhamento de headend e streaming

‌Para Straccia, a televisão aberta seguirá em alta nos próximos anos. A previsão está embasada nos investimentos na modernização do serviço que vem ocorrendo em vários segmentos do negócio.

Televisão aberta continua sendo a queridinha dos brasileiros (Imagem: Yuri Snegur/Shutterstock)

TV aberta aproveitou os avanços tecnológicos para se consolidar

  • A pesquisa da Kantar Ibope Media ainda desta que a TV aberta consegue “dialogar” com outros meios.
  • Dessa forma, ela é potencializada pelas mídias sociais e pela maior facilidade de acesso à internet no Brasil.
  • Segundo o estudo Cenp-Meios, produzido pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), a TV aberta recebeu 39,6% de todos os investimentos em publicidade no ano de 2023.
  • A conclusão do trabalho é que mesmo conectado em outras plataformas, o público segue assistindo a programação da TV aberta, que ainda ocupa o status de “queridinha” do telespectador.