O Adobe Photoshop é uma das principais ferramentas de trabalho de designers, ilustradores e outros profissionais que utilizam da manipulação e criação de imagens. O software já contava com algumas ferramentas de IA generativa simples para acelerar o processo criativo, mas, agora, irá além: vai adicionar opção de geração de imagens a partir de comandos de texto.

A novidade chegou nesta terça-feira (23) para usuários da versão beta e deve aparecer para todos os assinantes do Photoshop ainda este ano.

publicidade

Leia mais:

IA no Photoshop

A Adobe, empresa de software por trás do Photoshop, planeja adicionar ferramenta de geração completa de imagens usando IA generativa a partir de comandos de texto.

publicidade

Segundo a Reuters, a companhia está desenvolvendo um sistema de geração de imagens com IA próprio, o Firefly. Em conferência em Londres (Inglaterra), a Adobe revelou que o recurso completo estará disponível ainda este ano com uma atualização chamada Firefly Image 3.

Para evitar imbróglios de direitos autorais (como acontece com outros programas de IA, a exemplo os da OpenAI), a empresa usará apenas dados aos quais tem direito.

publicidade

Mesmo antes da atualização, o Photoshop já contava com ferramentas de IA para agilizar o trabalho dos designers. Por exemplo, havia opções de seleção de objetos e planos de fundo para remoção, edição ou substituição; criar efeitos artísticos; e melhorar a qualidade das imagens no formato JPEG. O Olhar Digital falou sobre isso aqui.

publicidade
Exemplo de imagem gerada artificialmente pelo Photoshop (Imagem: Reprodução/Adobe)

Como será a ferramenta do Photoshop

  • Uma das intenções por trás da tecnologia é agilizar a vida dos profissionais que usam o software;
  • Um exemplo dado por Ely Greenfield, chefe de tecnologia para mídias digitais na empresa, é que um designer poderá fazer um esboço de uma ideia em papel qualquer, tirar uma foto e pedir ao Photoshop que gere imagens completas a partir da referência, com diferentes estilos;
  • Uma demonstração feita pela Adobe ao Engadget deu outro exemplo. Um executivo da empresa adicionou ao quadro uma imagem de um prato de salada vazio;
  • Depois, usando o recurso de “Preenchimento Generativo” (como adiantou o site do nome da ferramenta), ele pediu que o Photoshop preenchesse o prato com tomates;
  • A IA gerou varições de tomates, de diferentes cores, e o usuário conseguiu escolher qual deles queria adicionar na imagem final.

Imagem de tomate gerado artificialmente, em demonstração do recurso de IA do Photoshop ao Engadget (Imagem: Reprodução/Adobe)

O que está por trás da decisão da Adobe?

De acordo com a agência de notícias, a atualização tem a ver com a crescente concorrência com startups de IA para geração de imagens, como OpenAI (com o DALL-E), Midjourney e Stability AI. Além disso, parte do foco da Adobe tem sido agilizar o trabalho dos profissionais.

Ao mesmo tempo, a novidade vem em meio a denúncias de artistas de violações de direitos autorais por parte da IA generativa. Apesar de esclarecer que usará apenas imagens autorizadas pelo próprio banco de dados da Adobe, a empresa não detalhou como definirá a autoria das imagens geradas artificialmente com o novo recurso.