A Microsoft e a Coca-Cola anunciaram, nesta terça-feira (23), uma parceria estratégica para os próximos cinco anos. E, na prática, este acordo significa que a Coca-Cola vai usar tecnologia de inteligência artificial (IA) da Microsoft.

Para quem tem pressa:

  • A Microsoft e a Coca-Cola anunciaram uma parceria estratégica para os próximos cinco anos, na qual a Coca-Cola investirá US$ 1,1 bilhão na Microsoft Cloud e na IA generativa da empresa para explorar novas tecnologias e melhorar a produtividade;
  • A Coca-Cola já transferiu seus aplicativos para o Microsoft Azure, e os principais parceiros da empresa também aderiram. Eles têm utilizando IA para inovar em várias áreas, desde o marketing até a manufatura e logística, passando pela adoção de assistentes digitais movidos por IA para otimizar operações;
  • Executivos das duas empresas, incluindo Judson Althoff da Microsoft e John Murphy da Coca-Cola, destacaram o crescimento do investimento e a importância desta parceria para acelerar a transformação digital e a inovação em IA em suas operações globais;
  • O anúncio ocorre num contexto de colaborações crescentes focadas em IA – por exemplo: a parceria entre a Microsoft e a Cognizant. Esta visa expandir o uso de IA generativa para transformar operações empresariais e inovar em diversas indústrias, com potencial para impactar significativamente o PIB dos EUA.

Como parte desta parceria, a Coca-Cola comprometeu-se a investir US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 5,5 bilhões) na Microsoft Cloud e em sua tecnologia de IA generativa – a capaz de “criar” (estilo Copilot e ChatGPT, por exemplo).

publicidade

Leia mais:

IA, Microsoft e Coca-Cola

Montagem com logomarcas da Coca-Cola e da Microsoft para ilustrar parceria sobre inteligência artificial
(Imagem: Divulgação)

As empresas planejam explorar conjuntamente novas tecnologias inovadoras, como o Azure OpenAI Service. Eles desenvolverão “cases” de uso de IA generativa em várias funções de negócios, incluindo testes com o Copilot no Microsoft 365, que visa melhorar a produtividade no local de trabalho.

publicidade

Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft, disse: “Através de nossa parceria de longo prazo, fizemos progressos significativos para acelerar a transformação de IA em todo o sistema na The Coca-Cola Company e sua rede de engarrafadores independentes em todo o mundo.”

A Coca-Cola já migrou seus aplicativos para o Microsoft Azure, com a maioria de seus principais parceiros engarrafadores independentes seguindo o mesmo caminho. Pioneira na adoção de IA, a Coca-Cola tem utilizado o Azure OpenAI Service para inovar em áreas que vão do marketing à manufatura e cadeia de suprimentos. E tem explorado o uso de assistentes digitais alimentados por IA generativa para otimizar operações e melhorar experiências dos clientes.

publicidade

John Murphy, presidente e diretor financeiro da Coca-Cola Company, destacou o crescimento do investimento desde o acordo inicial de US$ 250 milhões (R$ 1,2 bilhão) em 2020 para U$ 1,1 bilhão de dólares atual.

Neeraj Tolmare, vice-presidente sênior e diretor de informações global da Coca-Cola também comentou sobre a parceria: “É um importante próximo capítulo na jornada da Coca-Cola em direção a uma empresa digital-first, alimentada por tecnologias emergentes.”

publicidade

Parcerias com a Microsoft

Microsoft
(Imagem: HJBC/Shutterstock)

O anúncio do acordo com a Coca-Cola vem um dia após a Cognizant também firmar parceria com a Microsoft com IA generativa na mira – e poucos dias antes do relatório de resultados da Microsoft, onde o crescimento da IA é um grande foco para os investidores.

Cognizant e Microsoft expandiram sua parceria para disponibilizar a IA generativa o Copilot para milhões de usuários, visando transformar operações empresariais, aprimorar experiências de funcionários e acelerar a inovação em várias indústrias.

Essa colaboração tem o potencial de impactar substancialmente clientes empresariais e contribuir para o crescimento projetado de US$ 1 trilhão (R$ 5 trilhões) no PIB dos EUA nos próximos dez anos, além de acelerar significativamente a adoção e inovação da IA na Índia.

O CEO da Cognizant, Ravi Kumar, destacou a importância da IA generativa como um divisor de águas para os negócios em todas as indústrias, abrindo novas possibilidades para inovação, eficiência e crescimento.

Kumar anunciou investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) em IA generativa nos próximos três anos e a intenção da empresa de liderar o desenvolvimento de novas pesquisas para explorar seu potencial. O vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft, ressaltou que a parceria expandida permitirá às organizações aproveitar a IA para transformar operações de negócios e entregar novos valores aos clientes.