O LinkedIn pode ser visto como uma rede social para compartilhar conteúdos sobre emprego, como vagas disponíveis no mercado de trabalho, experiências de aprendizado numa empresa, e até dicas para conseguir emprego ou divulgar a conclusão de cursos. É uma plataforma muita utilizada por recrutadores e auxilia os usuários a se inserirem digitalmente no mundo corporativo. A seguir, confira seis dicas para iniciantes de como utilizar o LinkedIn.

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1. Cuidado com a foto do perfil

linkedin
Reprodução: Nathana Rebouças/Unsplash

Considerando que o LinkedIn é um “ambiente” profissional, é imprescindível manter certa formalização no seu perfil. Uma das maneiras de conseguir isso é com uma foto de perfil em boa qualidade, com fundo neutro, e que mostre bem o seu rosto. Também é importante não colocar fotos muito casuais ou enviar imagens sem camisa, por exemplo. Além disso, recomenda-se que a foto seja atual.

2. Preste atenção nas palavras-chaves

No seu perfil do LinkedIn, logo abaixo do seu nome, há um espaço destinado para preencher com informações importantes, como seu cargo atual (ou a vaga pela qual procura), a sua área de trabalho e demais palavras que possam descrever a sua função.

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Essa pequena descrição é muito importante, principalmente, por dois motivos: primeiro, para ajudar os recrutadores a encontrarem o seu perfil, visto que a busca deles é realizada por palavras-chaves; e a segunda, é que esta descrição ajuda a resumir quem é você e o que você fez, o que já é uma porta de entrada para ser considerado ou não para uma vaga de emprego.

3. Faça uma descrição coerente

homem lendo postagem no linkedin
Reprodução: LinkedIn Sales Solutions/Unsplash

Abaixo de seu nome e foto de perfil, há um quadro intitulado “Sobre”. Nele, você deve escrever um pouco sobre o que você faz, suas experiências de trabalho anteriores, qual sua formação técnica e que tipo de habilidades você possui.

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Escrever um texto bem formatado, coerente, e linear faz parte de um perfil de sucesso. Por isso, preste bastante atenção ao tipo de informação que você coloca nesse lugar, resuma os dados de maneira lógica e pontue os pontos mais importantes sobre você e o seu trabalho.

Tome cuidado com gírias e demais sinais da língua informal, não faça um texto grande demais ou muito pequeno, dê preferência a parágrafos do que a bullet points, e lembre-se de utilizar palavras-chaves.

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4. Siga as pessoas certas

É importante seguir e ser amigo de pessoas que estão na mesma área que você. Primeiro, porque você deve ter conexões no seu perfil; segundo, porque isso o coloca em contato com postagens e pessoas do seu ramo de trabalho; e terceiro, porque você terá acesso a publicações que serão do seu interesse, como quando uma de suas conexões publica uma vaga de emprego, a qual você só tem acesso porque é amiga dela.

Além disso, também é uma boa oportunidade para fazer amizades, e trocar experiências e feedbacks. Portanto, quando fizer uma conexão e, por algum motivo, essa pessoa postar conteúdos que você considera interessante, clique no botão de “Seguir” para ser notificado sempre que novas publicações forem enviadas. Isso vai mantê-lo atualizado.

5. Aprenda a encontrar vagas de emprego “escondidas”

feed de postagens no linkedin
Divulgação: LinkedIn

Se você já procurou uma vaga de emprego no LinkedIn, então, com certeza, já deve ter percebido que há muito concorrência. Para ser mais específico, é difícil ser um dos primeiros a enviar um currículo sem ter a assinatura da plataforma, porque as vagas recém postadas não aparecem tão rápido para quem não tem a assinatura.

Por isso, aqui vai uma estratégia: encontre pessoas que postam vagas de emprego nas publicações. Para isso, vá até a barra de busca, digite a vaga pela qual procura e selecione a opção “Publicações”. Pesquise por perfis que postam vagas frequentemente em publicações e siga essas pessoas; assim, quando novas postagens forem enviadas, você será um dos primeiros a saber.

6. Mantenha-se ativo na rede

Nem todos os usuários do LinkedIn gostam de escrever posts com frequência. Apesar disso, manter-se ativo na rede é muito importante, porque pode contribuir para que recrutadores achem o seu perfil.

No caso de você não gostar muito de escrever posts, ainda é possível zapear pela sua tela inicial, visualizando as postagens das pessoas que você segue e interagindo por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Tornar essa atividade um hábito pode alavancar as visualizações do seu perfil e não precisa de muito: 10 minutos por dia já faz uma grande diferença quando comparado a perfis que não apresentam qualquer atividade.