Nova película da Hyundai reduz temperatura dentro do carro em até 22°C

O produto é chamado de filme de resfriamento com nanotecnologia e seria aplicado nos vidros dos carros
Alessandro Di Lorenzo25/04/2024 01h40, atualizada em 03/05/2024 18h07
carro-1
Imagem: Motortion Films/Sutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um dos maiores pesadelos dos motoristas é estacionar o carro no Sol e ter que enfrentar aquela sensação de abafamento ao entrar de novo no veículo. É por isso que a Hyundai está desenvolvendo uma película transparente que promete reduzir consideravelmente a temperatura nestes casos.

Leia mais

Filme de resfriamento com nanotecnologia da Hyundai

O produto, chamado de Nano Cooling Film (filme de resfriamento com nanotecnologia), seria aplicado nos vidros do veículo. Segundo a empresa, as temperaturas internas poderiam ser reduzidas em mais de 22°C.

Anunciada em 2023, a película bloqueia a energia térmica externa, ao mesmo tempo em que permite que o calor interno escape.

A Hyundai testou a eficácia do produto aplicando o filme em 70 veículos em Lahore, no Paquistão. Na região as temperaturas chegam a incríveis 50°C e cortinas são proibidas por questões de segurança. As informações são do UOL.

hyundai
Hyundai está trabalhando na tecnologia desde 2023 (Imagem: AntonovVitalii/Shutterstock)

Produto pode chegar ao mercado em breve

  • O resultado dos testes foi a redução da temperatura no assento do motorista em 10,98°C em comparação com o filme colorido convencional.
  • Os termômetros ainda marcaram 12,33°C menos em comparação com o mesmo veículo sem vidros escurecidos.
  • Nas superfícies de dentro do carro, a película reduziu a temperatura da superfície de incidência em 15,38°C em comparação com um veículo com película convencional e 22°C em comparação com um sem película.
  • O filme de resfriamento com nanotecnologia está na última fase de testes.
  • A Hyundai pretende iniciar a produção em massa e as vendas do produto no futuro próximo.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.