Qual a diferença do Instagram Beta para app regular?

Confira porque a versão menos popular pode ser interessante para os usuários.
Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura 25/04/2024 04h20, atualizada em 25/04/2024 10h07
foto de celular com ícone do Instagram na Tela
Imagem Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Brasil é um dos países onde as redes sociais fazem mais sucesso entre os internautas. No que diz respeito ao Instagram, por exemplo, o país ocupa o 2º lugar no ranking de quantidade de usuários no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias. Logo, surgem muitas versões para atrair ainda mais esse público, desde o Instagram Beta ao app regular.

Porém, cada uma dessas versões do Instagram foi criada com um objetivo específico, atendendo a demanda do público. Saiba agora, quais as diferenças existem entre o Instagram na versão Beta e o aplicativo tradicional.

Leia mais

Instagram Beta e app regular: quais as diferenças?

instagram
(Imagem: Primakov / Shutterstock.com)

Segundo o SemRush, 1 bilhão de usuários ativos mensais acessam o Instagram globalmente. Sendo que desse número, 500 milhões de usuários ativos diários acessam o Instagram em todo o mundo. No geral, estamos falando do aplicativo em sua versão estável já aberta ao público.

Por outro lado, o Instagram Beta é a versão em que o aplicativo ainda está em desenvolvimento. Nesta versão, é possível que testar novidades ou funcionalidades antes que elas estejam prontas ou sejam liberadas para o público geral. O Instagram Beta funciona como um modelo de testes que oferece recursos de forma prévia a um público restrito.

Dessa forma, tanto a versão aberta ao público com a que oferece os testes tem vantagens e desvantagens. Contudo, todas são direcionadas para objetivos específicos do público, sendo uma para quem deseja apenas se divertir na rede e a outra para quem quer ficar por dentro das novas funções do app antes de todo mundo.

Outra diferença é que a versão do app regular, como se sabe é aberta para download para dispositivos como celular e tablet, já o Instagram Beta só abre acesso através do sistema de testes do Google, apenas no Android.

Vale a pena ter o Instagram Beta?

print das imagens de funções de Instagram no Google PlayStore
Imagem Divulgação/Instagram

Para quem deseja ter acesso a diferentes funcionalidades, o Instagram Beta é recheado de novidades, pois disponibiliza funções bem antes de serem lançadas no app regular.

No entanto, por ser um programa de testes e ainda em desenvolvimento, é comum a ocorrência de bugs e instabilidade. O que por sua vez, pode gerar problemas durante a operação do app. E isso é uma grande desvantagem em relação ao app estável, que geralmente funciona sem nenhuma dor de cabeça. Afinal, na versão do app padrão esses problemas de instabilidade dificilmente ocorrem, já que ele recebe as atualizações já testadas e estabilizadas. 

Dessa forma, fica a critério do usuário o que mais vale a pena: curtir o app sem maiores problemas ou acompanhar as novidades quando elas ainda estiverem em testes, sabendo das funcionalidades antes de todo mundo.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.