Nesta semana, o Instagram Lite, versão mais leve do aplicativo da rede social, chegou ao Brasil. A edição, que em um primeiro momento estará disponível apenas para Android, “pesará” apenas 2 MB, ou seja, 93% a menos que o app original.

A nova versão, desenvolvida por uma equipe do Facebook em Tel Aviv (Israel), beneficiará celulares de entrada com redes mais fracas, como 2G e 3G. “Criamos essas versões leves dos nossos aplicativos para as pessoas com baixa conectividade ou planos de dados limitados. Nossa premissa é não deixar ninguém para trás”, disse Tzach Hadar, diretor de Gestão de Produtos do Facebook em Tel Aviv. “Queríamos que a experiência do Instagram permanecesse rápida, com alta qualidade e confiável, independentemente do dispositivo, da plataforma ou da rede que as pessoas estivessem”, completou.

publicidade

Para atingir um desempenho satisfatório com tão pouco tamanho, a equipe coordenada por Hadar focou nos serviços mais valorizados pelos usuários: publicação de imagens e vídeos no Feed e no Stories. Ela também utilizou um código que criou para o Facebook Lite alguns anos atrás. Grande parte deste código foi transferido para um espaço na nuvem, o que deixou o app mais leve.

Quais as diferenças entre o Instagram e o Instagram Lite?

Feed

publicidade

A aparência do aplicativo original foi mantida na versão Lite, porém, para garantir uma plataforma mais leve, alguns recursos foram retirados. A navegação pelo Feed se manteve igual, mas as opções de IGTV, Reels e Instagram Shopping não estão disponíveis.

Para o IGTV (vídeos com mais de 1 minuto) os desenvolvedores disponibilizaram a possibilidade de assistir uma prévia do conteúdo, enquanto o Reels pode chegar ao aplicativo Lite em breve.

publicidade
Print do Feed do Instagram
O Feed do Instagram Lite sofreu alterações em relação a versão original.
Imagem: Olhar Digital

Leia também!

Direct

publicidade

A ferramenta de mensagens privadas está presente nos dois apps, porém na versão original é possível mandar áudios e realizar chamadas de vídeo e voz. Já o Lite se assemelha a função de alguns anos atrás que permitia apenas a troca de mensagens de texto.

Print da página de Directs do Instagram
Direct da versão Lite perdeu as chamadas de áudio e vídeo. Imagem: Olhar Digital

Stories

A possibilidade de Lives (vídeos ao vivo) não está disponível na nova versão. Já os Stories estão presentes, porém, com uma série de restrições. Os usuários do Lite não poderão utilizar filtros, GIFs, músicas, enquetes, contagem regressiva e nem as caixas de perguntas, ferramentas que tornam os vídeos temporários mais atrativos.

Print da aba de Stories do Instagram
Stories do novo app possui menos opções de edição. Imagem: Olhar Digital

Via: Facebook

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!