A maior parte dos tratamentos atuais para Covid-19 e outras infecções virais respiratórias consiste em antibióticos para frear o avanço de vírus existente (salvo algumas exceções, com a vacina contra a influenza, causadora da gripe). A maioria deles também é de uso oral ou intravenoso e requer receita médica.

Um novo estudo descobriu que dois antibióticos genéricos, vendidos livremente nas farmácias, podem ter papel importante em evitar e tratar infecções respiratórias de um jeito diferente, mais simples e mais barato.

publicidade

Leia mais:

Antibióticos genéricos no tratamento de infecções respiratórias

Você já deve ter escutado o nome “neomicina”. Trata-se de antibiótico indicado para tratamento de infecções de pele e mucosas causadas por bactérias. Ele é vendido sem receita nas farmácias (e é bem barato).

publicidade

Um novo estudo da Universidade de Yale descobriu que esse medicamento é mais benéfico do que se pensava: ele pode prevenir ou ajudar no tratamento de infecções virais respiratórias em animais quando administrada pelo nariz.

E já escutou o nome Neosporin? É uma pomada antibiótica com neomicina na composição, usada nos primeiros socorros para prevenir infecções e minimizar o aparecimento de cicatrizes (mas não é tão barata assim).

publicidade

A mesma pesquisa também descobriu que a pomada, quando administrada pelo nariz, pode desencadear uma resposta imunológica mais rápida nos humanos infectados.

publicidade
Cientista segurando frasco de laboratório e, ao fundo, desenhos de moléculas de vírus
Imagem: Oxana A/Shutterstock

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores descobriram que os ratos tratados por via intranasal com neomicina tinham linha de defesa imunológica robusta contra o Covid-19 e contra variante altamente infecciosa do vírus influenza, causador da gripe;
  • Já em hamsters, o mesmo tratamento com neomicina diminuiu a transmissão por contato da Covid-19, evitando que a doença se espalhe;
  • Já com a pomada Neosporin (que contém neomicina na composição), a aplicação intranasal estimulou resposta imunológica antiviral;
  • Segundo o MedicalXpress, além dos testes nos roedores, a pesquisa cruzou os resultados com dados da abordagem intranasal em humanos.

Imagem: voronaman/Shutterstock

Vantagens do uso dos antibióticos

Para além de ser eficaz no tratamento e na prevenção de infecções respiratórias causadas por vírus, os antibióticos são relativamente baratos em comparação com outras formas de tratamento. Isso pode ajudar a evitar a propagação de grandes levas de vírus em populações com recursos limitados. Além disso, como a venda é livre, o acesso é facilitado.

Nossas descobertas sugerem que poderemos otimizar este antibiótico genérico e barato para prevenir doenças virais e sua propagação nas populações humanas, especialmente em comunidades globais com recursos limitados. Essa abordagem, por ser direcionada ao hospedeiro, deve funcionar independentemente do vírus.

Akiko Iwasaki, um dos líderes do estudo