A vida útil de um avião é de décadas. As aeronaves podem continuar operando desde que passem por testes de segurança periódicos e manutenção. Mas o que acontece (e para onde eles vão) quando deixam de voar?

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Várias possibilidades

Segundo a legislação brasileira, uma aeronave “deixa de existir” em três oportunidades: com o cancelamento de seu registro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); quando o dono ou o operador requisita o fim das operações; ou quando a aeronave é abandonada ou danificada. Mas isso não quer dizer que os aviões são destruídos.

Uma das possibilidades é que a aeronave fique abandonada até virar sucata, como ocorre em alguns aeroportos e aeroclubes. O avião também pode ser leiloado. Esse processo pode demorar bastante e muitas aeronaves acabam virando sucata da mesma forma.

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As peças ainda podem ser reaproveitadas, caso de painéis de navegação ou hélices. A Anac não reconhece empresas de desmanche de aeronaves. Dessa forma, o desmonte só pode ser feito por pessoas certificadas em oficinas homologadas.

Os aviões ainda podem servir de decoração. Um dos principais exemplos disso é a utilização de hélices expostas em salas de casas e bares. Também há casos de aeronaves que são vendidas para países mais pobres. Por fim, algumas estruturas acabam sendo doadas para museus.

Carcaça de Boeing está abandonada há mais de uma década em aeroporto de SP (Imagem: divulgação/SJK Airport)

Cemitérios de aviões

  • Países como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Espanha contam com estruturas conhecidas como “cemitérios de aviões”.
  • Nestes espaços os mais diversos tipos de aeronave aguardam uma das destinações finais citadas anteriormente.
  • Em alguns casos, os aviões podem até ser resgatados e voltar a voar.
  • Isso ocorre quando há uma crise no mercado, por exemplo.
  • O Brasil, no entanto, não tem nenhum cemitério de aviões.
  • Segundo especialistas, isso acontece porque o número de aeronaves em circulação por aqui é baixo em comparação com outros países.
  • Outra razão é o clima, uma vez que os espaços costumam ficar em lugares com baixa umidade relativa do ar para não corroer os aviões.
  • As informações são do UOL.