As temperaturas devem passar dos 30ºC em todas as capitais do Brasil neste fim de semana, graças à quarta onda de calor de 2024. Pelo menos, é o que estima o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calorão deve atingir, principalmente, o interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, bem como estados do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Para quem tem pressa:

  • O Brasil enfrenta sua quarta onda de calor este ano, com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando que as temperaturas devem ultrapassar os 30ºC em todas as capitais durante o próximo fim de semana. As regiões mais afetadas incluem o interior de São Paulo e Minas Gerais, além dos estados do Centro-Oeste;
  • Segundo o Climatempo, a onda de calor é resultado de uma área de alta pressão que atua como um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias no Centro-Oeste. Esse fenômeno mantém o ar seco e quente na região, elevando significativamente as temperaturas;
  • Enquanto o Centro-Oeste e outras regiões enfrentam calor intenso, o bloqueio atmosférico mantém as frentes frias concentradas no Sul do país. Isso resulta em condições de instabilidade, com previsões de chuvas persistentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  • Abril já registra acumulados de chuva que superam a média climatológica em 12 capitais brasileiras. Salvador, em particular, destaca-se com quase 800 milímetros de chuva, marcando este mês como o mais chuvoso na capital baiana nos últimos 51 anos.
Centro de São Paulo em dia quente
(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Essa onda de calor ocorre por conta de uma área de alta pressão, segundo o Climatempo. É como se essa área fosse uma barreira – tanto que é conhecida como bloqueio atmosférico. Na prática, impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, o que mantém o ar seco e quente. Resultado: eleva temperaturas.

publicidade

Leia mais:

Altas temperaturas e muita chuva

Pessoas atravessando avenida com guarda-chuva durante temporal no Rio de Janeiro
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Esse bloqueio atmosférico tem outra consequência no país: mantém frentes frias concentradas na região Sul. Por isso, o Climatempo estima condições de instabilidade, com previsão de chuva persistente, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

publicidade

Aliás, abril nem acabou, mas o acumulado de chuva já supera a média climatológica para o mês em 12 capitais no Brasil. Entre essas, o Climatempo destaca Salvador, onde o acumulado beira os 800 milímetros – tornando abril o mês mais chuvoso da capital baiana nos últimos 51 anos.