Quais os principais efeitos colaterais do Ozempic?

Desenvolvido para diabetes, o medicamento que ganhou popularidade ao ser indicado para obesidade pode ser perigoso se administrado de forma errada
Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura 26/04/2024 21h20
Letras em madeira escrito Ozempic
Imagem Pexels
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muito popular entre celebridades, o Ozempic foi o remédio responsável por tirar a apresentadora norte-americana, Oprah Winfrey, do Conselho da empresa Vigilantes do Peso. Afinal, como tal ela não poderia tomar remédios para emagrecimento. Sobretudo, muitas são as polêmicas que este medicamento vem protagonizando. Dentre essas, os efeitos colaterais do Ozempic têm alertado tem causado estranhamento em muitas pessoas.

Conhecido por levar à perda rápida de peso, o remédio logo se tornou uma nova opção para quem deseja perder peso sem muito esforço. Porém, o mau uso do Ozempic e sem acompanhamento e indicação médica pode trazer efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Confira a seguir.

Leia mais

Efeitos colaterais do Ozempic

Imagem: myskin/Shutterstock

Para começar, o Ozempic foi desenvolvido com um objetivo e se popularizou quando foi usado como auxiliar de emagrecimento. Ou seja, o medicamento da farmacêutica Novo Nordisk foi produzido para o tratamento do diabetes tipo 2, mas é usado off label (fora das indicações da bula) para a perda de peso.

Como o seu principal componente é a semaglutida o efeito é real, mas a que custo? Quais seriam seus efeitos colaterais?

Um dos efeitos colaterais do uso de Ozempic é a flacidez e chamada “cabeça de Ozempic”, termo que está sendo muito usado nas redes sociais sobre o assunto. Uma polêmica até mesmo envolveu a cantora Maiara, que apresentou um emagrecimento muito grande nos últimos meses.

Muitas páginas começaram a associar o emagrecimento da cantora com o uso de Ozempic, pois aparentemente em algumas fotos, ela parecia estar com a cabeça maior que o seu corpo. No entanto, a mesma nunca afirmou que usou o medicamento.

Polêmicas à parte, especialistas confirmam que esse efeito colateral do medicamento é mesmo real, pois essa desproporcionalidade da cabeça em relação ao resto do corpo acontece devido à perda de massa muscular causada pelo rápido emagrecimento.

Contudo, nem todas as pessoas que usarem Ozempic ficarão com a “cabeça de Ozempic”, pois isso geralmente acontece com as pessoas que estão emagrecendo de uma forma mais acelerada e, provavelmente, sem um acompanhamento médico.

Imagem: Natalia Varlei/Shutterstock

Contudo, no que diz respeito a flacidez, mais regiões do corpo podem ser afetadas, como um dos efeitos colaterais do Ozempic. Tais como como abdômen, flancos, coxas e glúteos. Além disso, mesmo que a pessoa em processo de emagrecimento uso o Ozempic e tente complementar com uma rotina de exercícios, pode sofrer com a falta de disposição que o medicamento traz.

Especialistas também explicam que o Ozempic, assim como outros medicamentos à base de semaglutida podem trazer ainda mais efeitos colaterais e prejudicar à saúde. Afinal, muitas pessoas estão fazendo uso do remédio sem prescrição e acompanhamento médico. Tais efeitos podem ser: náuseas, diarreia, vômitos, mal-estar, dor de cabeça frequente, desidratação, pedra na vesícula e até dificuldade para se alimentar.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.