Empresas precisam estar mais atentas ao caos climático e IA, aponta relatório

Novo estudo revela que as pessoas estão se "adaptando" a catástrofes ambientais e incorporando a IA em seu cotidiano
Por Nayra Teles, editado por Lucas Soares 27/04/2024 07h00, atualizada em 30/04/2024 14h22
reuniao-empresarial.png
Imagem: gerada pela inteligência artificial Dall-E/Nayra Teles
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

IA e mudanças climáticas devem ser uma prioridade para as empresas nos próximos anos. É isso que aponta um relatório feito pela TBWA. Realizado em 29 países, incluindo o Brasil, o mapeamento analisou as principais alterações nos traços comportamentais e culturais, detalhados em um documento com 41 tendências

O relatório Edges 2024 destaca mudanças culturais globais e indica que marcas devem priorizar questões ambientais e a integração de IA para atender às demandas comportamentais dos futuros clientes. Este ano, o documento incluiu cinco novas áreas de análise, entre elas:

  • Inclement Armor (Armadura Inclemente): que reforça as discussões climáticas, endossando que todo o mundo tem se adaptado a “conviver com catástrofes”, sem enxergar soluções para a resolução de problemas relacionados ao clima.
  • Intimate AI (IA Íntima): que ressalta o quanto a Inteligência Artificial vem facilitando não só nossa vida profissional, mas também ajudando em tarefas pessoais que consomem muito tempo.

Caos climático

Marco Sinatura, CSIO da iD\TBWA, enfatiza que as marcas têm se preocupado com questões relacionadas ao clima visando se aproximar de seu público-alvo. “Segundo uma pesquisa de mercado realizada recentemente, 75% das empresas pretendem fomentar de maneira concreta, em 2024, práticas ESG na companhia”, afirma Marco Sinatura.

Leia mais:

O especialista também sugere que essa é uma grande oportunidade para que agências de publicidade se tornem parceiras das grandes empresas e direcionem ações que extrapolem a criação de campanhas e plataformas de comunicação, “explorando de forma mais prática e disruptiva os pilares voltados à governança e sustentabilidade”.

Os anseios por novas tecnologias e o uso da IA

O relatório também mede a velocidade do mercado e seus anseios por novas ferramentas. Camila M. Costa, CEO da iD\TBWA, destaca a “edge” de Intimate AI (IA Íntima), ressaltando o quanto a Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Ela explica que, de grande tendência, a IA passou a ser uma forte aliada na otimização de tempo. “Uma análise muito interessante que o estudo traz está relacionada à ferramenta Copilot 365, da Microsoft. Ela é capaz de automatizar tarefas simples, desde a exclusão de e-mails não importantes até as mais complexas, como transformar ideias em um aplicativo funcional em questão de minutos”, argumenta.

O uso da ferramenta nas empresas já indica um aumento de 88% na produtividade da equipe. Além disso, 74% das pessoas reforçam que conseguem se concentrar de forma mais satisfatória no trabalho ao utilizarem as tecnologias.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.