Depois de 8 anos de espera, parece que dessa vez a Tesla vai finalmente tirar do papel os planos para o seu carro autônomo, dentro do projeto dos “robotaxis”.

Como informamos aqui no Olhar Digital, o dono da empresa, Elon Musk, já deu até uma data para o lançamento da iniciativa: 8 de agosto.

publicidade

Leia mais

A novidade agora é que a Tesla forneceu uma prévia de como serão as telas do aplicativo para chamar esses robotaxis.

publicidade

Segundo informa o site gringo The Verge, a companhia revelou cinco prints do próximo recurso.

Imagem: Divulgação/Tesla
  • A primeira tela mostra um botão grande que diz “Convocar” com uma mensagem menor sobre o possível tempo de espera.
  • A próxima tela traz um mapa 3D com um pequeno veículo virtual seguindo uma rota até o passageiro.
  • É bem parecido com os apps de transporte que já existem, como a Uber, mas com um estilo mais Tesla.
  • Enquanto espera, o passageiro pode definir a temperatura dentro do veículo.
  • Outros detalhes, como tempo de espera e capacidade máxima de passageiros do veículo, também estão incluídos.
  • Assim que o carro chega, a visualização muda para uma rota até o destino, com outros controles fornecidos, entre eles o de seleção de música.

O que são os robotaxis da Tesla?

O tal aplicativo deve se chamar “Tesla Network”. A empresa, porém, não confirma nada. A verdade é que sabemos poucas informações sobre essa nova empreitada de Elon Musk.

publicidade

Especialistas na área já estão apostando que a companhia vai ter que adiar o lançamento.

A começar pelo fato de Musk ter anunciado a data no mesmo dia em que a agência de notícias Reuters informou que a Tesla havia desistido de lançar uma opção de carro elétrico mais barata.

publicidade

Musk negou e, pouco depois, falou no projeto dos robotaxis. Como se tivesse feito isso para tirar o foco negativo. As ações da companhia até que se recuperaram, mas acumulam resultados ruins em 2024.

Nos bastidores, o rumor é de que a Tesla teria usado a estrutura que tinha feito para o seu carro “popular”, apelidado de Model 2, para fazer o robotaxi.

Oficialmente, a empresa diz que o seu robotaxi está sendo “construído propositadamente”, que é um termo usado na indústria para descrever veículos construídos desde o início para serem autônomos e que já vêm sem volantes e pedais.

O que sabemos também é que Elon Musk prometeu que a frota de veículos da Tesla Network deve ser formada por carros da própria empresa e carros autônomos adquiridos por pessoas físicas.

A ideia seria comprar um veículo desses e deixá-lo rodando sozinho, como se fosse um investimento. Ao falar sobre isso, o bilionário chegou a fazer uma comparação: disse que seu novo projeto seria uma mistura de “Airbnb com Uber”.

Elon Musk
Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock

Problemas e mais problemas com a Tesla

Apesar da data, das promessas e das comparações, o mercado ainda não acredita no lançamento do projeto de robotaxis por alguns motivos.

Muitas pessoas alegam que a modalidade coloca os passageiros em risco iminente de acidentes. E o histórico da Tesla serve como argumento para esse grupo. A empresa é investigada nos Estados Unidos por uma série de acidentes envolvendo o seu Autopilot.

Outro ponto é que a companhia não teria ainda a estrutura necessária para entregar os carros 100% autônomos. E não vive os seus melhores dias no quesito finanças. A ponto de ter demitido vários funcionários e baixado preços em meio a uma guerra de preços contra as montadoras chinesas.

Os críticos citam ainda uma última questão: a Tesla não obteve aprovação para testar os veículos 100% autônomos em vias públicas. Ou seja, como lançar um projeto desse tamanho se você nem sabe se ele vai poder sair do papel…

Tem muita gente questionando o planejamento da Tesla. E com razão. Agora é esperar o 8 de agosto. Ou um novo adiamento.

As informações são do The Verge.