Nova regulamentação federal nos Estados Unidos exigirá que todos os novos carros e caminhões vendidos no país estejam equipados com frenagem automática de emergência a partir de 2029. 

Para quem tem pressa:

  • Nova regulamentação federal nos Estados Unidos exige que, a partir de 2029, todos os carros e caminhões novos sejam equipados com frenagem automática de emergência. Medida é implementada pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA) para aumentar a segurança nas estradas;
  • Os veículos deverão ser capazes de acionar automaticamente os freios para prevenir colisões com outro veículo em velocidades de até 100 km/h e iniciar a frenagem em velocidades de até 145 km/h em caso de risco iminente de acidente;
  • A implementação desses sistemas, que utilizam câmeras e radar para detectar obstáculos, já demonstrou eficácia em salvar vidas. E aproximadamente 90% dos novos veículos já incluem algum tipo de frenagem automática de emergência. Mas a indústria automobilística expressou preocupações sobre as novas exigências;
  • A regulamentação vem em resposta ao aumento de mortes no trânsito, com 41 mil fatalidades estimadas em 2023. Segundo o Secretário de Transportes Pete Buttigieg, os novos padrões salvarão centenas de vidas e prevenirão dezenas de milhares de ferimentos anualmente.

Esta tecnologia, que utiliza sensores para acionar os freios automaticamente em situações de emergência caso o motorista falhe em fazê-lo, visa evitar batidas e atropelamentos, por exemplo.

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Leia mais:

Regulamentação para freios automáticos nos EUA

Captura de tela de teste de freios automáticos nos EUA
(Imagem: NHTSA)

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA) finalizou a elaboração da nova regulamentação na segunda-feira (29). 

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O texto estabelece requisitos que superam os da tecnologia de frenagem automática de emergência atualmente disponível em muitos veículos. 

Segundo a NHTSA, os fabricantes de automóveis precisarão garantir a conformidade até setembro de 2029, data escolhida com base na expectativa de que os sistemas necessários estarão prontos e disponíveis até lá.

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De acordo com a regulamentação, detalhada num documento de 317 páginas, todos os veículos leves, incluindo carros, grandes caminhonetes e veículos utilitários esportivos, deverão ser capazes de acionar automaticamente os freios para evitar colisões com outro veículo em velocidades de até 100 km/h. 

Além disso, o sistema deverá iniciar a frenagem em velocidades de até 145 km/h se detectar a iminência de um acidente. Esta capacidade excede o limite de velocidade máximo de 135 km/h estabelecido em qualquer estrada dos EUA.

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Tecnologia da frenagem automática

Captura de tela de teste de freios automáticos nos EUA
(Imagem: NHTSA)

A implementação de sistemas de frenagem automática, que são tecnologias relativamente novas, já demonstrou sua capacidade de salvar vidas. 

Esses sistemas geralmente utilizam câmeras, radar ou ambos para detectar veículos, pedestres ou obstáculos na frente do carro, alertando o motorista sobre potenciais colisões antes de ativar automaticamente os freios, se necessário.

Apesar de cerca de 90% dos novos veículos já incluírem algum tipo de frenagem automática de emergência, os fabricantes de automóveis têm demonstrado preocupação com a regulamentação que potencialmente “tira a autoridade do motorista” em altas velocidades. 

A principal associação do setor, a Aliança para Inovação Automotiva, descreveu as expectativas de que os fabricantes fornecessem níveis indefinidos de evasão em todas as velocidades como “impraticável e não razoável”.

Contexto da nova regulamentação

Visão aérea de trânsito nos Estados Unidos
(Imagem: Michael Gancharuk/Shutterstock)

Essas medidas são uma resposta ao aumento de mortes no trânsito observado nos últimos anos. Para você ter ideia, estima-se que 41 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito nos Estados Unidos em 2023.

O Secretário de Transportes Pete Buttigieg destacou, num comunicado publicado no site do Departamento de Transporte dos EUA, que “os novos padrões de segurança veicular salvarão centenas de vidas e prevenirão dezenas de milhares de ferimentos todos os anos.”

A administração do presidente Joe Biden calculou o custo adicional da nova regra: US$ 23 dólares (aproximadamente R$ 120) por veículo, em média. Para reguladores, o investimento se justifica ao considerar o aumento significativo na segurança dos condutores e pedestres nas estradas.