Não se sabe ao certo o que levou a extinção dos neandertais. Algumas hipóteses sugerem a contaminação por doenças, outras sugerem a falta de acesso a recursos naturais e outras, ainda, o contato violento com espécies Sapiens (da qual o ser humano é descendente). O que se sabe é que houve contato sexual entre ambas espécies e os genes dos humanos atuais têm a presença da herança neandertal.

Pesquisadores brasileiros vão à Romênia para investigar um caso curioso: dois crânios Sapiens milenares que têm uma taxa de genes neandertais acima da média. O estudo deve ajudar na compreensão do contato entre as espécies.

Neandertais x Sapiens

• Como explica a FAPESP, tanto os neandertais quanto os Sapiens nasceram de um ancestral comum, o Homo heidelbergensis, que evoluiu de linhagens africanas de Homo erectus há cerca de 60 mil anos;
  • Os neandertais nasceram na Europa e ficaram por lá entre 250 e 40 mil anos atrás. Já os Sapiens surgiram na África há 230 mil anos, tendo migrado para o Oriente Médio e, posteriormente, para a Europa;
  • Sabe-se que a chegada dessa espécie coincidiu com o desaparecimento dos neandertais, levantando a hipótese de que os imigrantes teriam sido a causa da extinção;
  • Porém, a hipótese de um contato sexual entre as duas espécies também é confirmado, já que os humanos atuais tem entre 2% a 4% de genes neandertais.
Crãnio de neandertal (Crédito: Vitezslav Halamka/ Shutterstock)

Crânios Sapiens com taxas maiores de neandertais

Dois crânios Sapiens datados de 35 mil a 40 mil anos intrigaram pesquisadores: eles tinham uma taxa significativamente maior de genes neandertais, chegando a 6%.

Apenas os crânios, localizados na Romênia, foram encontrados. Estudiosos acreditam que o resto da ossada deve estar na região dos Bálcãs, devido à localização estratégica de passagem do Oriente Médio para Europa.

Pensando nisso e em descobrir mais sobre o contato entre os neandertais e os Sapiens, o pesquisador Walter Neves viajou à Romênia para estudar sítios paleontológicos e arqueológicos de mais de 40 mil anos onde o resto da ossada pode estar localizada.

Três crânios de Sapiens encontrados na Romênia mostram sinais que são típicos de Neandertais, sugerindo que possa ter ocorrido ali alguma forma de hibridização entre as duas espécies. Mais recentemente, o DNA retirado de dois desses três crânios mostrou de fato 6% de genes neandertais, uma taxa considerada alta. Ficou claro que aquela foi uma região na qual as duas espécies trocaram genes.

Walter Neves, pesquisador
Caverna na região da garganta do rio Vârghi, nos Cárpatos Orientais, Romênia, onde a missão vai investigar a interação entre Sapiens e antecedentes (Foto: Marius Pascu/Wikimedia Commons)

Objetivo da pesquisa

O objetivo da pesquisa é encontrar o ponto de encontro exato dos neandertais e Sapiens e descobrir o que aconteceu a partir daí.

Para isso, os pesquisadores usarão metodologias de documentação e gerenciamento informatizadas, aplicarão métodos de datação, incluindo radiocarbono, relação urânio/tório e luminescência opticamente estimulada, e farão análises de micromorfologia e sedimentologia para determinar o processo de formação dos sítios arqueológicos. Ao final, eles analisarão a dieta, mobilidade e história populacional das espécies na região.