Um dos eventos mais importantes para a evolução da humanidade aconteceu entre 60 mil e 70 mil anos atrás. Foi neste período que o Homo sapiens começou a migrar da África em direção a outros pontos do planeta. Mas o que aconteceu imediatamente após os nossos antepassados deixarem o continente africano ainda é um mistério.

Leia mais

publicidade
Caverna de Pebdeh, no atual Irã, foi ocupada por caçadores-coletores há 42 mil anos (Imagem: Mohammad Javad Shoaee)

Homo sapiens viveu na região por cerca de 20 mil anos

  • Graças a uma combinação de evidências genéticas, paleoecológicas (ciência que utiliza dados a partir de fósseis para reconstruir os ecossistemas do passado) e arqueológicas, cientistas descobriram que o Planalto Persa serviu como um centro vital para o Homo sapiens durante os estágios iniciais de sua migração para fora da África.
  • A região provavelmente forneceu um “lar longe de casa” por cerca de 20 mil anos, permitindo que uma população significativa se acumulasse e prosperasse antes de se dispersar pela Eurásia e além.
  • Isso significa que os ancestrais de todos os atuais não-africanos viveram no Planalto Persa.
  • Em outras palavras, se você tem alguma herança genética da Europa, Ásia, Américas ou Oceania, alguns de seus ancestrais provavelmente passaram uma parcela significativa da vida nessa região.
  • O estudo foi publicado na revista Nature Communications.
  • As informações são do IFLScience.
Mapa mostrando o Planalto Persa (também conhecido como o Planalto Iraniano) está localizado a leste das Montanhas Zagros (mostrado em rosa roxo).
Planalto Persa (Imagem: Terpsichores via Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0 DEED)

Local ideal para dispersão posterior

O Planalto Persa é uma vasta região elevada localizada no sudoeste da Ásia. Cercada pelo Mar Cáspio, pelo Golfo Pérsico e pelo Mediterrâneo, a área forneceu o habitat ideal para o desenvolvimento de populações maiores.

Simultaneamente, a sua localização era perfeita para servir como uma “plataforma de lançamento” para as inúmeras ondas de migração para a Eurásia.

publicidade

A descoberta elucida uma porção de 20.000 anos da história do Homo sapiens fora da África, um período de tempo durante o qual interagimos com populações neandertais, e lança luz sobre as relações entre várias populações euroasiáticas, fornecendo pistas cruciais para entender a história demográfica de nossa espécie na Europa, no Leste Asiático e na Oceania.

Leonardo Vallini, pesquisador da Universidade de Pádua, na Itália, e primeiro autor do estudo

Para chegar a essas conclusões, a equipe analisou evidências genéticas de populações humanas pré-históricas e modernas e descobriu que as pessoas ao redor do Planalto Persa têm laços ancestrais estreitos com a população que se estabeleceu pela primeira vez fora da África.

Os pesquisadores também executaram um modelo paleoecológico que mostrou que a região era muito mais hospitaleira do que outros centros potenciais após a expansão para fora do continente africano.

publicidade

O resultado do estudo, segundo os pesquisadores, reforça a necessidade de realização de trabalhos arqueológicos na região para determinar melhor o passado daquela área e também da humanidade.