O exoplaneta está num sistema planetário com mais dois mundos gigantes (Crédito: Nazarii_Neshcherenskyi/ shutterstock)
Um exoplaneta que está irradiando calor foi descoberto recentemente em um sistema estelar a cerca de 66 anos-luz de distância. Sua aparência incandescente é graças a uma tempestade de maré perfeita.
Leia mais:
Em um novo estudo que será publicado no The Astronomical Journal, os pesquisadores apontaram que esses dois planetas gigantes podem estar exercendo uma enorme força de maré sobre o mundo terroso menor. Isso faz com que a superfície desse planeta mais interno irradie a temperaturas de 2300 graus Celsius, algo que é chamado de “tempestade de maré perfeita”.
Devido à proximidade do planeta com a estrela e a excentricidade de vizinhos gigantes, ele acaba tendo uma órbita também muito excêntrica. Assim, o mundo rochoso fica com uma trajetória muito oval em torno da HD 104067 fazendo com que ele se comprima enquanto se aproxima e se expanda ao se afastar. Esse movimento, leva o núcleo do planeta a ficar extremamente quente e brilhar até mesmo na luz óptica.
A descoberta desse planeta demonstra a grande variedade de exoplanetas e sistemas estelares, ao mesmo tempo que contrasta com o próprio Sistema Solar, podendo ensinar aos pesquisadores sobre outros mundos e sistemas planetários que serão descobertos nos próximos anos e décadas.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de abril de 2024 09:57