Tragédia no Rio Grande do Sul: barragem entra em colapso

Autoridades pedem para moradores de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, deixarem suas casas; rompimento também ameça cidades vizinhas
Gabriel Sérvio02/05/2024 16h43, atualizada em 02/05/2024 16h47
rs inundado
Imagem: reprodução/redes sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Algumas cidades do Rio Grande do Sul estiveram entre os dez locais do mundo que mais registraram chuva nas últimas 24 horas, segundo o portal Ogimet, que monitora volumes de precipitação no planeta. Os fortes temporais que atingem o estado Gaúcho já deixaram mortes e um rastro de destruição.

Um dos desdobramentos recentes da tragédia aconteceu na tarde desta quinta-feira (2): o rompimento da barragem 14 de julho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Colapso da barragem em Bento Gonçalves

  • A barragem 14 de julho, em Bento Gonçalves (RS), fica em Cotiporã, na Bacia do Taquari Antas, e rompeu por conta do grande acúmulo de água.
  • Foram quatro dias de muita chuva até o rompimento, informou a prefeitura da cidade nesta quinta-feira, 2 de maio.
  • A ordem já era de evacuação de casas próximas da barragem desde que o risco foi identificado.
  • Segundo o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), na quarta-feira (1⁠º) ocorreu um trabalho para evacuar pessoas em áreas próximas.
Barragem em Bento Gonçalves colapsou
Barragem em Bento Gonçalves colapsou na tarde desta quinta-feira. Imagem: Reprodução/Redes sociais

A gente buscou fazer todo o trabalho possível para evitar o rompimento, mas não conseguimos nem ter acesso com helicópteros. O efeito vai ser de elevação do Rio Taquari e Bacia do Taquari Antas“, disse o governador ao portal O Globo. “É uma situação dramática (…) absolutamente excepcional, pior do que qualquer quadro que pudéssemos ter previsto. É preciso que todos se coloquem em segurança“, acrescentou.

Conforme a Defesa Civil da cidade, é esperado que o rompimento agrave a elevação do Rio Taquari nos municípios próximos. “A tendência é que suba de dois a quatro metros, essa é a tendência“, informou o prefeito de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi.

Chuvas também causaram deslizamentos de terra. (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

A ordem das autoridades para quem se encontra em áreas de risco é sair o mais rápido possível.

Chuvas no RS

  • Até o momento, os temporais deixaram 10 mortos e 21 desaparecidos.
  • Segundo o último balanço, 114 municípios foram afetados. São 11 feridos, 1.072 desabrigados e mais de 3.400 desalojados.
  • Vale lembrar que ano passado uma série de desastres climáticos também causou devastação no estado. Foram registradas 16 mortes em junho, 54 em setembro e 5 em novembro.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.