Backup criptografado do WhatsApp: o que é e para que serve?

Backup criptografado do WhatsApp oferece um camada extra de proteção ao arquivo que faz uma cópia do histórico de conversas
Por Erika Herdy, editado por Bruno Ignacio de Lima 02/05/2024 07h20, atualizada em 06/05/2024 09h23
whatsapp instagram
Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O backup criptografado do WhatsApp ajuda a proteger o arquivo com suas conversas. Essa camada extra de proteção é oferecida ao definir uma senha, que impede o acesso à cópia de segurança sem digitar a credencial. A seguir, descubra o que é e para que serve a ferramenta.

Leia mais:

whatsapp
Imagem: PixieMe/Shutterstock

O que é backup criptografado no WhatsApp?

O backup criptografado nada mais é que a cópia de segurança tradicional do mensageiro, mas com uma camada extra de segurança. Ao ativar o recurso, o acesso às informações fica condicionado a uma senha ou uma chave de 64 caracteres.

Esse recurso, que é opcional, funciona nos aplicativos para Android e para iPhone (iOS). Além disso, ao habilitar a configuração, o backup permanece armazenado no Google Drive ou iCloud.

Vale lembrar que, caso esqueça a senha, não é possível resgatar a cópia das mensagens sem a chave de segurança. Portanto, anote as credenciais em um local seguro para evitar a perda dos seus dados.

Também é possível alterar a senha ou desativar a criptografia de ponta a ponta do backup. Ambas as alternativas estão disponíveis nas configurações do WhatsApp.

Para que serve backup criptografado no WhatsApp?

A principal e única função do backup criptografado é proteger o histórico de mensagens do seu celular. Afinal, ao ativar a senha, somente quem possui a senha em mãos consegue visualizar o arquivo com suas conversas e outras informações.

Isso acontece graças à criptografia de ponta a ponta, que dificulta o acesso indevido ao arquivo de backup. 

Portanto, o backup criptografado do WhatsApp é recomendado para todos os usuários, já que evita acessos indevidos ao arquivo que faz uma cópia do histórico de conversas por terceiros.

No entanto, o recurso não vem ativado por padrão. Para usá-lo, é necessário acessar as configurações do mensageiro e ativar o backup com senha.Via WhatsApp

Erika Herdy
Colaboração para o Olhar Digital

Erika Herdy é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de uma década de experiência no trabalho de jornalista e comunicadora. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.