Os modelos “básicos” do iPhone costumam ser os mais populares, mas essa tendência tem se invertido nos últimos anos. Isso porque os modelos Pro e Pro Max da Apple têm ganhado destaque nas preferências dos consumidores – nos Estados Unidos, pelo menos.

Para quem tem pressa:

  • Os modelos Pro e Pro Max do iPhone têm se tornado cada vez mais populares entre os consumidores nos Estados Unidos, ultrapassando os modelos básicos em termos de vendas;
  • De acordo com um relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), o iPhone 15 Pro Max e o iPhone 15 Pro foram os mais vendidos em março de 2024, com participações de mercado de 23% e 22%, respectivamente. Em contraste, o modelo básico do iPhone 15 e o iPhone 15 Plus capturaram apenas 14% e 9% das vendas, respectivamente;
  • Para a próxima geração, o iPhone 16, há rumores de que os modelos básicos receberão melhorias significativas, como novos chipsets e recursos adicionais como o botão de Ação e um novo botão de Captura. No entanto, espera-se que os modelos Pro e Pro Max continuem a oferecer especificações superiores, como câmeras melhores, o que pode perpetuar a preferência dos consumidores.

Aparentemente, a decisão da Apple de limitar a tecnologia nos modelos básicos tem feito com que muitos consumidores atribuam mais valor aos modelos Pro na hora de trocar de celular.

publicidade

Leia mais:

iPhone Pro e Pro Max no gosto do consumidor

Apple
9Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

Em março de 2024, o iPhone 15 Pro Max liderou as vendas nos EUA com uma participação de 23%, seguido de perto pelo iPhone 15 Pro com 22%, segundo relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP).

publicidade

Comparativamente, o modelo básico do iPhone 15 obteve apenas 14% das vendas, e o iPhone 15 Plus ficou com uma modesta participação de 9%.

No ano anterior, em março de 2023, os modelos Pro também dominavam as vendas, o que indica mudança gradual de preferência dos consumidores para aparelhos mais avançados. O iPhone 14 Pro alcançou 22% e o iPhone 14 Pro Max 24% das vendas, enquanto o modelo básico do iPhone 14 obteve 19%.

publicidade

No entanto, a preferência dos consumidores parece polarizada: ou optam pelo modelo de ponta mais recente disponível ou se contentam com versões anteriores mais acessíveis.

Planos da Apple para o iPhone 16

iPhone ligando sobre teclado de computador da Apple
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

As projeções para a linha do iPhone 16 podem mudar essa dinâmica. Isso porque rumores indicam que os modelos básicos terão chipsets totalmente novos e recursos adicionais como o botão de Ação e um novo botão de Câmera.

publicidade

Porém, ainda se espera que os modelos Pro e Pro Max tenham especificações superiores, como câmeras melhores, o que pode continuar a atrair aqueles que buscam o máximo em tecnologia.

Apesar das inovações nos modelos básicos, a Apple parece manter uma distinção clara entre as capacidades dos modelos básicos e Pro. E isso provavelmente continuará a influenciar as decisões de compra dos consumidores.