A COSCO Shipping, empresa estatal chinesa, lançou o que chama de o maior navio porta-contêineres elétrico do mundo. Chamado de Green Water 01, ele é embarcação totalmente elétrica com mais de dez mil toneladas. As informações são do Electrek.

Trata-se de navio que estabelece nova referência em sustentabilidade no setor de logística marítima. O Green Water 01 já vem operando, equipado com mais de 50 mil kWh em baterias.

publicidade

Leia mais:

A China Ocean Shipping Group Company, ou COSCO, é um conglomerado multinacional estatal com sede em Xangai, especializado em transporte marítimo. Não deve ser confundida com a Costco; a COSCO Shipping foi fundada como subsidiária em 2016 após fusão aprovada entre a COSCO e a China Shipping.

publicidade

A estatal é hoje a maior transportadora regular da China, levando, diariamente, centenas de navios de carga ou porta-contêineres, ao mesmo tempo em que fornece navios aos fabricantes de automóveis chineses para os ajudar a exportar seus veículos elétricos para novos mercados no exterior, como a Europa.

publicidade
Imagem: Avigator Fortuner/Shutterstock

Green Water 01, navio elétrico de dez mil toneladas

  • O Green Water 01 tem comprimento total de 119,8 metros, largura moldada de 23,6 metros, profundidade moldada de nove metros, calado de projeto de 5,5 metros e velocidade máxima de 19,4 km/h;
  • A COSCO Shipping afirma que o navio porta-contêineres elétrico apresenta várias novidades para a indústria marítima;
  • Isso inclui o comprimento total, largura, capacidade do contêiner, tonelagem de porte bruto (dez mil toneladas) e capacidade da bateria (mais de 50 mil kWh).

Ainda falando sobre a bateria deste navio, a estatal afirma que o número de módulos de bateria pode ser configurado dependendo da duração da viagem no mar. Por exemplo, caixas de bateria adicionais que oferecem 1,6 mil kWh de eletricidade podem ser carregadas no contêiner para maior autonomia.

O capitão do navio, Wang Jun, chegou a afirmar que, quando o Green Water 01 estiver equipado com 24 caixas de baterias, poderá realizar viagens que consomem 80 mil kWh de energia, o equivalente a aproximadamente 15 toneladas de combustível para viagem semelhante em navio de carga tradicional.

publicidade

A COSCO Shipping garante que o seu navio elétrico pode poupar 3,9 mil kg de combustível por cada 100 milhas náuticas (cerca de 161 km) percorridas, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas.

Imagem: Serge Prakhov/Shutterstock