A missão não tripulada Artemis 1, em 2022, foi o primeiro voo realizado para testar o funcionamento da nave espacial Orion e de seus componentes pensando em um futuro retorno da humanidade à Lua. Apesar de não ter tido tripulantes, ela transportou sementes de algumas árvores para o espaço. Agora, elas serão plantadas de volta na Terra.

Leia mais

publicidade

Árvores Lunares Artemis

A NASA iniciou a entrega dos primeiros exemplares de “Árvores Lunares Artemis”. O pinheiro loblolly, natural do estado da Carolina do Norte, foi plantado na sua terra natal, no pátio da mansão do governador.

O plantio das árvores será feito por quase 50 instituições em 48 estados norte-americanos. Além dos pinheiros loblolly, a espaçonave Orion transportou sementes de sicômoro, liquidâmbar, douglas-fir e sequoias gigantes em sua jornada de 435 mil quilômetros.

publicidade

Após o retorno à Terra, o Serviço Florestal dos Estados Unidos supervisionou a germinação das sementes e o crescimento das mudas. De acordo com a NASA, a nova geração de Árvores Lunares um dia se erguerá nas comunidades de todo o país. As informações são do UOL.

O escudo térmico da Orion continua sendo investigado (Crédito: NASA)
Nace Orion levou sementes para o espaço (Crédito: NASA)

Artemis 2: de volta à Lua

  • A mesma nave que levou as sementes para o espaço agora será responsável por transportar astronautas de volta à Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.
  • A viagem está prevista para iniciar em setembro de 2025, na missão batizada de Artemis 2.
  • O design da Orion lembra as cápsulas utilizadas durante o programa Apollo, com a diferença de que a verão atual é maior e mais moderna.
  • A Orion tem 3,3 metros de altura, 5 metros de diâmetro e pesa 9,4 toneladas durante a decolagem.
  • A cápsula tem um volume habitável de 9 metros cúbicos e pode transportar até quatro astronautas, um a mais do que as naves do programa Apollo.