Neste domingo (5), os EUA celebram o Dia Nacional dos Astronautas, data comemorativa instituída em 2016, proposta pela Uniphi Space Agency, considerada a maior empresa privada de gestão de talentos para astronautas do país.

A escolha deste dia tem relação com o histórico primeiro voo espacial do astronauta Alan Shepard a bordo da espaçonave Freedom 7, em 5 de maio de 1961, tornando-se o primeiro cidadão das Américas a chegar ao espaço. Shepard foi lançado apenas três semanas depois que a então União Soviética lançou a primeira pessoa do mundo em órbita, o cosmonauta Yuri Gagarin.

publicidade

O voo de Shepard foi suborbital e durou 15 minutos, tempo suficiente para o astronauta experimentar a ausência de gravidade. Durante o voo, ele testou o sistema de controle de atitude da cápsula e retrofoguetes, que seriam usados para ajudar futuras missões orbitais a pousar.

Açan Shepard, o primeiro astronauta das Américas da ir ao espaço. Crédito: NASA

Foguete da Blue Origin leva o nome do primeiro astronauta dos EUA a ir ao espaço

Também é por causa dele que o foguete principal da Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, se chama New Shepard.

publicidade

Em dezembro de 2021, Laura Shepard Churchley, filha do astronauta pioneiro, fez parte da tripulação a bordo do veículo que leva o nome do pai, voando até a fronteira final com a Blue Origin na missão NS-19.

Leia mais:

publicidade

Na ocasião, ela narrou como foi o dia em que Alan Shepard sagrou-se o primeiro americano no espaço. “Eu estava na escola com o reitor das meninas, o reitor dos meninos, todas as mães, o diretor da escola, o presidente da corporação – todas as pessoas que uma pessoa da oitava série não queria ter que falar muito tempo. Eles me colocaram em um banco de piano em frente a uma pequena TV em preto e branco. E eu me inclinei bem perto da televisão e disse: ‘Papai, por favor, não estrague tudo’, mas eu sabia que ele ficaria bem. Ele conversou conosco durante os dois anos de seu treinamento e eu sabia que a NASA o traria para casa em segurança, então não havia nada com que me preocupar”.

Entre os objetos que Laura levou em seu passeio, estava uma bola de tênis para o neto e duas bolas de golfe para o marido e um casal de amigos. Embora esses objetos não tenham sido do pai, fazem referência a um famoso gesto do astronauta: ele lançou duas bolas de golfe na Lua, usando uma ferramenta de coletar amostras lunares como taco improvisado.

publicidade

Embora não dê muita importância a títulos, Laura disse que se orgulha de ser a primeira filha de um astronauta a voar para o espaço. “Gosto de me tornar ‘o primeiro pai e a primeira filha’ a voar. Só porque gosto do meu pai”.