Toyota terá robotáxis não tripulados em cidades chinesas

Protótipo da Toyota que deverá dar origem aos robotáxis já foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Pequim
Leandro Costa Criscuolo06/05/2024 19h18
Toyota
(Imagem: OleksSH/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Toyota vai entrar na onda dos robotáxis sem um condutor. A montadora japonesa anunciou que a sua sucursal chinesa, em parceria com a Pony.ai, vai produzir uma frota de veículos autônomos por meio do consórcio Zhuifeng Intelligent Technology.

Leia mais:

Com isso, as principais cidades da China poderão receber o serviço dos robotáxis usando a plataforma de operação Pony.ai.

Os modelos que este consórcio pretende produzir devem seguir a linha do veículo apresentado no Salão do Automóvel de Pequim, o carro-conceito bZ4X.

Para conseguir uma comercialização em larga escala, a Zhuifeng planeja, com a ajuda da Toyota e da Pony.ai, incorporar a sétima geração do sistema usado em carros autônomos que a Pony possui. A ideia é usado no protótipo da Toyota apresentado no evento de Pequim.

toyota
Imagem: Anton Pentegov / Shutterstock.com

O GAC-Toyota bZ4X, como é chamado o protótipo, conta com uma função de assistência de direção inteligente, que o equipa com um sistema de segurança pré-colisão.

Partindo de uma base de dados que analisou 20 bilhões de quilômetros em direção assistida que esteve livre de acidentes, o sistema de segurança foi criado, para que em casos de emergência, a tecnologia consiga não depender da direção autônoma para evitar um acidente

Robotáxis ainda geram dúvidas em alguns mercados

Ainda que o mercado de robotáxis esteja em expansão, sua introdução é vista com cautela em alguns locais, devido a episódios com veículos autônomos que causaram acidentes com humanos.

  • O caso mais grave foi o da Cruise, da GM. Um dos veículos autônomos da marca atropelou um pedestre no ano passado, na Califórnia.
  • Como resultado, todas as operações da Cruise ficaram suspensas.
  • Autoridades dos EUA começaram a questionar de maneira mais séria a segurança dos robotáxis e os perigos no trânsito que um veículo autônomo podem trazer.
robotáxi
Imagem: Panchenko Vladimir/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.