Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Toyota vai entrar na onda dos robotáxis sem um condutor. A montadora japonesa anunciou que a sua sucursal chinesa, em parceria com a Pony.ai, vai produzir uma frota de veículos autônomos por meio do consórcio Zhuifeng Intelligent Technology.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Leia mais:
- Robotaxis: testes da Cruise vão voltar após suspensão
- Crise dos robotáxis: Cruise anuncia demissões de funcionários
- Waymo começará a testar seus robotáxis em Atlanta
Com isso, as principais cidades da China poderão receber o serviço dos robotáxis usando a plataforma de operação Pony.ai.
Os modelos que este consórcio pretende produzir devem seguir a linha do veículo apresentado no Salão do Automóvel de Pequim, o carro-conceito bZ4X.
Para conseguir uma comercialização em larga escala, a Zhuifeng planeja, com a ajuda da Toyota e da Pony.ai, incorporar a sétima geração do sistema usado em carros autônomos que a Pony possui. A ideia é usado no protótipo da Toyota apresentado no evento de Pequim.

O GAC-Toyota bZ4X, como é chamado o protótipo, conta com uma função de assistência de direção inteligente, que o equipa com um sistema de segurança pré-colisão.
Partindo de uma base de dados que analisou 20 bilhões de quilômetros em direção assistida que esteve livre de acidentes, o sistema de segurança foi criado, para que em casos de emergência, a tecnologia consiga não depender da direção autônoma para evitar um acidente
Robotáxis ainda geram dúvidas em alguns mercados
Ainda que o mercado de robotáxis esteja em expansão, sua introdução é vista com cautela em alguns locais, devido a episódios com veículos autônomos que causaram acidentes com humanos.
- O caso mais grave foi o da Cruise, da GM. Um dos veículos autônomos da marca atropelou um pedestre no ano passado, na Califórnia.
- Como resultado, todas as operações da Cruise ficaram suspensas.
- Autoridades dos EUA começaram a questionar de maneira mais séria a segurança dos robotáxis e os perigos no trânsito que um veículo autônomo podem trazer.
