A Toyota vai entrar na onda dos robotáxis sem um condutor. A montadora japonesa anunciou que a sua sucursal chinesa, em parceria com a Pony.ai, vai produzir uma frota de veículos autônomos por meio do consórcio Zhuifeng Intelligent Technology.

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Com isso, as principais cidades da China poderão receber o serviço dos robotáxis usando a plataforma de operação Pony.ai.

Os modelos que este consórcio pretende produzir devem seguir a linha do veículo apresentado no Salão do Automóvel de Pequim, o carro-conceito bZ4X.

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Para conseguir uma comercialização em larga escala, a Zhuifeng planeja, com a ajuda da Toyota e da Pony.ai, incorporar a sétima geração do sistema usado em carros autônomos que a Pony possui. A ideia é usado no protótipo da Toyota apresentado no evento de Pequim.

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Imagem: Anton Pentegov / Shutterstock.com

O GAC-Toyota bZ4X, como é chamado o protótipo, conta com uma função de assistência de direção inteligente, que o equipa com um sistema de segurança pré-colisão.

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Partindo de uma base de dados que analisou 20 bilhões de quilômetros em direção assistida que esteve livre de acidentes, o sistema de segurança foi criado, para que em casos de emergência, a tecnologia consiga não depender da direção autônoma para evitar um acidente

Robotáxis ainda geram dúvidas em alguns mercados

Ainda que o mercado de robotáxis esteja em expansão, sua introdução é vista com cautela em alguns locais, devido a episódios com veículos autônomos que causaram acidentes com humanos.

  • O caso mais grave foi o da Cruise, da GM. Um dos veículos autônomos da marca atropelou um pedestre no ano passado, na Califórnia.
  • Como resultado, todas as operações da Cruise ficaram suspensas.
  • Autoridades dos EUA começaram a questionar de maneira mais séria a segurança dos robotáxis e os perigos no trânsito que um veículo autônomo podem trazer.
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Imagem: Panchenko Vladimir/Shutterstock