Um asteroide do tamanho de um ônibus passou pertinho da Terra, mas com segurança, na tarde desta segunda-feira (6). Outra rocha espacial de tamanho aproximado é esperada para esta noite.

O primeiro episódio trata-se de um corpo rochoso de sete metros de comprimento designado 2024 JF, que fez a aproximação máxima com a Terra às 12h24 (pelo horário de Brasília). Ele será seguido pelo asteroide de 10 metros de comprimento chamado 2024 JR1, que deve se aproximar às 21h04.

O Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, programou uma transmissão ao vivo para ambos os eventos, mas a live foi cancelada devido à alta presença de nuvens no céu.

A primeira rocha espacial passou a cerca de 475 mil km do nosso planeta em sua aproximação máxima, de acordo com estimativas do Asteroid Watch, um painel do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA que monitora asteroides e cometas próximos à Terra.

O sistema rastreia objetos cujas órbitas os levam a 7,5 milhões de km da Terra, ou quase 20 vezes a distância da Lua.

Asteroide passa mais perto da Terra do que a Lua

Por sua vez, o 2024 JR1 se aproximará a uma distância de cerca de 296 mil km do nosso planeta, apenas três dias depois de ser descoberto. Em sua distância mais próxima da Terra, a rocha espacial estará mais perto de nós do que a Lua, que está em média a mais de 370 mil km daqui.

Em azul claro, a órbita da Terra, e em branco, a órbita do asteroide 2024 JR1. Crédito: Asteroid Watch/JPL/NASA

O asteroide estará na constelação da Ursa Major durante sua passagem mais próxima, enquanto o JF de 2024 estará em Boötes, de acordo com o The Sky Live.

Dois dias depois que as duas rochas espaciais acima passarem pela Terra, outro objeto, chamado 2024 JD, se aproximará do planeta a cerca de 278 mil km, apenas uma semana depois de ser descoberto. Assim como os outros dois asteroides, este último não representa perigo para a Terra.