Poço de armazenamento de água maia é descoberto em caverna no México

A estrutura construída pelos maias mede mais de oito metros de diâmetro e tem quase oito metros de profundidade
Alessandro Di Lorenzo06/05/2024 12h32
maia-1.png
Imagem: Instituto Nacional de Antropologia e História do México
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma estrutura geralmente usada pelos antigos maias para captar água da chuva foi localizado no chão de uma caverna no que hoje é o México. A descoberta foi descrita por pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH).

Leia mais

Região fica próxima a cidade antiga

O objeto, chamado de chultún, tem forma de garrafa e estava em uma caverna localizada dentro do Parque Nacional Tulum. Na região, os maias construíram uma cidade murada situada na costa caribenha da Península de Yucatán.

A estrutura mede mais de oito metros de diâmetro e tem quase oito metros de profundidade. Na superfície do solo, há uma fina camada de coral moído.

Sob o coral, foi encontrada uma camada de argila avermelhada sobre camadas de pedras de tamanho médio e cinzas. A camada final do chultún é composta de ossos humanos e pedras queimadas.

Descobertas de objetos maias dentro da caverna aconteceu em dezembro de 2023 (Imagem: Instituto Nacional de Antropologia e História do México)

Objeto pode ter sido utilizado em rituais maias

  • Segundo os pesquisadores, o objeto pode ter sido construído mais ou menos na época em que Tulum foi ocupada pela primeira vez, entre cerca de 1250 e 1521 d.C.
  • Duas estruturas semelhantes encontradas fora da caverna e provavelmente foram usadas para captar água da chuva.
  • Já o chultún que ficava dentro do local pode ter sido inicialmente construído como um armazém de alimentos e plantas.
  • Os cientistas sugerem, no entanto, que ele foi usado posteriormente em rituais, talvez relacionados aos enterros humanos que também foram descobertos na caverna.
  • As informações são da Archaeology Magazine.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.