Existem marcas que viram sinônimo dos produtos que vendem. Você provavelmente usa um Cotonete depois do banho e não uma haste flexível com algodão nas pontas. Ao se raspar, você usa uma Gillete e não uma lâmina de barbear. Ou ainda, você usa um Bombril para lavar aquela panela que ficou bem suja e não uma palha de aço.

Esse é um fenômeno que já aconteceu diversas vezes no mundo da publicidade. Alguns populares e longevos – outros nem tanto. Por se tratar de algo mais recente, as caixinhas de som portáteis talvez não sejam assim conhecidas por todo mundo. Mas, pelo menos no círculo em que convivo, não atendem mais por esse nome, mas são chamadas de JBL (mesmo se de outra marca).

publicidade

Leia mais

Unanimidade entre as caixinhas de som, a JBL tenta agora caminhar por outros terrenos. Em janeiro deste ano, durante a CES 2024, a empresa americana anunciou um novo produto: o chamado Soundgear Frames, que é, basicamente, uma mistura de óculos escuros com fones de ouvido.

publicidade

A ideia é que a pessoa não precise mais de fones. O produto possui uma saída nas hastes dos óculos, ou seja, próximo das nossas orelhas.

E a grande novidade de agora é que ele acabou de chegar ao Brasil.

publicidade

Conheça os óculos da JBL

  • A empresa já vinha fazendo um certo mistério sobre a chegada do produto por aqui.
  • Mas agora é oficial: você pode comprar um no site oficial da JBL por R$ 799…
  • Ou por até 6x de R$133,17 sem juros no cartão de crédito, ou R$ 719,10 no boleto ou Pix.
  • A tecnologia que permite à pessoa ouvir sons sem o fone se chama OpenSound.
  • De acordo com a JBL, seus óculos são resistentes a gotas d’água – só não deixa ele cair na banheira!
  • A bateria tem capacidade de 110 mAh e pode durar até oito horas em reprodução de conteúdo.
  • As hastes conseguem reproduzir faixas de frequência entre 100 Hz e 18 kHz.
  • Isso é um pouco inferior a fones de ouvido tradicionais, que cobrem uma faixa dos 20 Hz aos 20 kHz.
  • Os óculos Soundgear Frames são considerados wearables, ou vestíveis, uma tendência de mercado entre as empresas de tecnologia.
  • Ele é um concorrente indireto do Ray-Ban Meta, desenvolvido pela dona do Facebook.
  • Indireto porque ele não tem as mesmas funções de vídeo, por exemplo – é focado somente no áudio.
  • E é mais barato por isso.
  • É um óculos de sol bonito e que você pode colocar sua lente de grau se quiser.
Imagem: Divulgação/JBL

Mais sobre a JBL

A JBL é uma companhia americana de eletrônicos focados no áudio. Ela pertence à Harman International, uma subsidiária da coreana Samsung, e foi fundada em 1946 por James Bullough Lansing – por isso as iniciais JBL.

Pouco mais de 20 anos depois da sua criação, em 1969, a empresa foi vendida ao grupo Jervis Corporation, que mais tarde passaria a se chamar Harman International.

publicidade

Em 2017, a Harman passou a ser parte da Samsung após a conclusão de uma transação de US$ 8 bilhões.

A empresa chegou ao Brasil apenas em 2010, mas seus produtos se tornaram famosos rapidamente.

Além das famosas caixinhas, a companhia também produz fones de ouvido, alto-falantes, equipamentos para som automotivo e, a partir de agora, óculos de sol.