A onda de calor é um fenômeno climático que obriga uma região a passar por altas temperaturas por determinado tempo. As principais consequências disso são refletidas na saúde das pessoas e dos animais, que correm risco de desidratação e insolação, e na vegetação, onde há o aumento dos riscos de incêndio e seca. A seguir, confira mais informações sobre a onda de calor e os detalhes meteorológicos que explicam o porquê ela ocorre.

Leia mais:

publicidade

O que é e como a onda de calor ocorre?

Imagem: shutterstock/Marc Bruxelle

A onda de calor é uma alteração climática intensa a que uma região é submetida. Durante esse processo, a temperatura média do local é ultrapassada e fica muito acima do previsto, o que resulta numa sensação térmica bastante elevada.

Quando ela ocorre, a temperatura do local fica tão alta que um calor quase insuportável se instala. Dentre as principais consequências de uma forte onda de calor, estão as secas nas regiões agrícolas, incêndios florestais, e maiores riscos de desidratação e insolação na população. Estes últimos acontecem porque o corpo, se não for bem hidratado, pode apresentar problemas para resfriar a si mesmo, o que o torna mais suscetível à alta temperatura. Crianças, idosos e animais costumam ser os que mais sofrem durante uma onda de calor.

publicidade

Há muitas razões por trás desse fenômeno, e algumas ações humanas até ampliam a sensação térmica (como é o caso da poluição). De forma geral, quando a umidade do ar cai significativamente e ele fica mais seco, o calor aumenta: isso ocorre porque a circulação de ventos no alto da atmosfera atua de tal forma que bloqueia o avanço de frentes frias. Se essas frentes frias, que deixam o ar mais úmido, são bloqueadas e não se espalham pelo continente, o ar fica mais seco e o calor aumenta.

As ondas de calor persistem por, pelo menos, cinco dias seguidos e podem se estender por várias semanas a fio. Para lidar com a onda de calor, é imprescindível se manter bem hidratado o dia inteiro, ficar em ambientes climatizados ou que sejam mais arejados, evitar a exposição solar (principalmente quem não gosta de usar protetor solar), e evitar qualquer atividade intensa (como exercício físico) durante os períodos mais quentes do dia.