Streaming gratuito do Ministério da Cultura focará em produções nacionais

Ação do Ministério da Cultura buscará levar mais conteúdos nacionais para o público de uma maneira acessível e democrática
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 07/05/2024 09h51, atualizada em 07/05/2024 22h32
Streaming
(Imagem: Anna Quelhas/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma plataforma de streaming brasileira e completamente gratuita vai ser lançada ainda neste ano pelo Ministério da Cultura, conforme relatam informações da Folha. O serviço dará ênfase para as produções nacionais.

O Ministério da Cultura alega que, a iniciativa, promovida pela Secretaria do Audiovisual (SAV), busca “promover a diversidade cultural do Brasil ao disponibilizar gratuitamente uma ampla gama de conteúdos audiovisuais nacionais, incluindo filmes, séries e documentários”.

O projeto no momento ainda se encontra em fase de ajustes finais, mas o planejado no cronograma do governo é que ainda no segundo semestre deste ano o lançamento da plataforma ocorra.

Como objetivo, o Ministério da Cultura conseguiria, por meio de uma ferramenta democrática, levar mais produções audiovisuais brasileiras para os consumos dos cidadãos brasileiros.

Leandro Firmino em "Cidade de Deus" de Fernando Meirelles
Imagem: Reprodução/Lumière Brasil e O2 Filmes

Produções que estarão no streaming do Ministério da Cultura ainda não foram especificadas

  • Entre as informações que o Ministério da Cultura ainda precisa esclarecer sobre o projeto, estão os filmes, séries e documentários nacionais que estarão no catálogo deste novo streaming gratuito.
  • Boa parte das produções nacionais já se encontram em catálogos de streamings pagos, que em alguns casos podem ter contratos de exclusividade com outros serviços.
  • A forma de financiamento que será usada para essa plataforma, assim como a maneira que o cidadão precisará se cadastrar para ter o acesso, são outras questões ainda não respondidas.

Apesar de não ter o foco nas produções nacionais, já existem streamings gratuitos para acesso do público, até que o novo serviço do Ministério da Cultura seja de fato lançado.

Um deles é o Sesc Digital, uma plataforma que disponibiliza ações do Sesc São Paulo ao ambiente digital, com oferta de filmes, cursos, discos, e shows.

Há ainda o Itaú Cultural Play, com um catálogo de filmes gratuitos, saídos de uma curadoria feita pelo Itaú Cultural. São compostas por produções nacionais, além da programação de festivais de cinema do País e de instituições parceiras.

O catálogo deste serviço pode ser acessado de um equipamento com acesso à internet (computador, celular, tablet, Chromecast), na Apple TV ou em uma Smart TV LG.

Ilustração representando o cinema nacional
Crédito: Alesp/Divulgação
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.