O Google lançou oficialmente um comando de atalho para o Gemini, sua ferramenta de chatbot de inteligência artificial, na barra de endereço do navegador oficial da empresa, o Google Chrome, em versões para desktop.

Leia mais:

publicidade

Como mostramos na imagem abaixo, ao digitar um “@” na barra de endereços do navegador, o Gemini deverá ser o primeiro a aparecer entre as opções disponíveis. Outros atalhos semelhantes já existiam, funcionando como um modo mais rápida de pesquisar favoritos, histórico e guias do navegador.

Os quatro atalhos são compatíveis apenas com a barra de endereço do Chrome, ou seja, não funcionam na barra de pesquisa que costuma ficar no centro da página nova guia. Além disso, por hora, a função aparece disponível apenas em desktops e não em dispositivos móveis.

publicidade
Imagem: Reprodução

Comandos ativados por atalho na barra de endereços do Google Chrome

  • Ao digitar “@gemini”, e depois a tecla espaço, você consegue conversar com o assistente de IA do Google diretamente do navegador.
  • Digitando “@favoritos” e espaço, você filtra as pesquisas na barra endereços para os itens salvos nos favoritos do navegador
  • Inserindo o comando “@guias” e a tecla espaço, é possível pesquisar nas guias abertas do Chrome o conteúdo desejado.
  • Por fim, o comando “@histórico” e o espaço permite pesquisar a partir do histórico de sites acessados.

Outra maneira que também funciona é apenas inserir o “@” para ver nas sugestões da barra de endereço alguma das quatro opções acima, e com o mouse, clicar na opção desejada.

Ao perguntar algo para o Gemini diretamente na barra de endereços, não há como usar sugestões de preenchimento automático. Pressionar Enter carregará o site gemini.google.com/prompt com sua pergunta/solicitação já preenchida.

publicidade

Personalizando a experiência para o usuário, o Google mostrará, após algumas vezes usando o chatbot na barra de endereço, apenas a tag “Gemini”, ao invés de “Conversar com o Gemini”.

Imagem: Reprodução

Para usar o recurso, é preciso já estar com a versão mais recente do Chrome, e uma reinicialização do navegador possivelmente seja necessária para funcionar.

publicidade

As informações são do 9to5Google.