Finalmente! A Nintendo confirmou, nesta terça-feira (7), a chegada do Switch 2, nova e esperada geração de sua linha de consoles. O anúncio, realizado no X pelo presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, revelou que um comunicado formal com mais detalhes deve vir ainda “neste ano fiscal”, o que significa que a desenvolvedora japonesa de jogos tem até março de 2025 para oficializar o lançamento. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Fãs acompanham rumores sobre o Nintendo Switch 2 há anos. Vazamentos ocorrem desde 2019 — um código-fonte foi até encontrado em 2020. Relembre aqui
  • Dentre as notícias mais recentes, a Bloomberg revelou que a Nintendo adiou o lançamento do console de próxima geração para o primeiro trimestre de 2025 — o que corrobora agora com o anúncio prévio da empresa; 
  • Originalmente, o cronograma previa a chegada do dispositivo ao mercado no final de 2024; 
  • A Nintendo espera vender 13,5 milhões de Switch este ano; 
  • Com quase 10 anos no mercado, o console ainda é sucesso de vendas, liderando nos EUA em 2022; 
  • Vale lembrar que, em junho, a empresa realizará o Nintendo Direct, showcase anual da fabricante. Furukawa deixou claro, no entanto, que o evento não trará novidades sobre o Switch 2. 

Leia mais! 

Faremos um anúncio sobre o sucessor do Nintendo Switch neste ano fiscal. Já se passaram mais de nove anos desde que anunciamos a existência do Nintendo Switch em março de 2015. Realizaremos um Nintendo Direct em junho sobre a linha de software Nintendo Switch para o segundo semestre de 2024, mas esteja ciente de que não haverá nenhuma menção ao sucessor do Nintendo Switch durante essa apresentação. 

Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, em anúncio no X. 

Sem detalhes concretos sobre o futuro Nintendo Switch 2, rumores apontam que o dispositivo pode vir com recursos 4K e qualidade visual semelhante à do PS5 e da Série X, do Xbox — indicando um confronto muito mais acirrado com a Sony e Microsoft. É possível ainda que, com o boom da inteligência artificial (IA), a empresa esteja considerando adaptações (o que reforçaria o motivo pelo recente adiamento). 

publicidade

O Switch original foi lançado pela Nintendo no primeiro trimestre de 2017. Apenas no ano passado, a empresa vendeu 15,7 milhões de unidades do dispositivo portátil.