Frente fria: o que é e como se forma?

Fenômeno metereológico pode ocasionar enchentes devido a chuvas intensas e danificar redes elétricas; confira mais informações
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 08/05/2024 07h20, atualizada em 05/06/2024 08h56
nuvem cumulonimbus
Reprodução: Arthur Goldstein/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A frente fria é um fenômeno atmosférico que pode acontecer, praticamente, em qualquer lugar: basta haver o encontro de grandes massas quentes e frias de ar. Com isso, o clima da região se torna instável e tanto pessoas quanto animais podem sofrer com isso, seja pelos fortes ventos ou pela chuva intensa. A seguir, confira mais informações sobre a frente fria e conheça os detalhes de como ela se forma.

Leia mais:

O que é e como se forma uma frente fria?

frente fria
Reprodução: Brasil Escola

A frente fria é representada por um período instável do clima de uma região, caracterizado por ventos fortes e muita chuva. Isso acontece quando diferentes tipos de massa de ar se encontram na atmosfera: o ar frio colide com o ar quente, e obriga este último a se elevar rapidamente. O fenômeno pode ocorrer tanto no espaço urbano quanto no rural.

Com a elevação do ar quente, há a formação de nuvens grandes e densas, que podem apresentar o formato de uma “bigorna”; esta nuvem é chamada de “cumulonimbus” (expressa na capa da matéria). Uma vez formada, ela torna o clima do local bastante instável, e influencia no surgimento de tempestades, chuvas muito intensas e ventos fortes. Esta instabilidade também afeta a temperatura abruptamente, o que pode diminuir o calor temporariamente e substituí-lo pelo frio.

Caso a região não detenha uma urbanização eficientemente planejada, uma chuva intensa pode comprometer todo o terreno urbano ao inundá-lo. Além disso, podem ocorrer outros fenômenos, como a queda de neve ou granizo. Quando se trata de ventos, é possível que alguns detalhes da cidade sofram com sua violência, como é o caso de fiações elétricas, postes, árvores e até telhados.

Com a queda abrupta da temperatura, o cenário se torna suscetível para a piora de alguns quadros de saúde, como reações alérgicas. O tempo de duração da frente fria é bastante variável e pode se alargar por dias seguidos ou por apenas algumas horas.

Quando avistada no cenário rural, a frente fria pode cobrir as plantações com uma fina camada de gelo. Em alguns casos, isso pode comprometer as plantações e causar grandes prejuízos aos fazendeiros e empresas agrícolas.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.