Exército de robôs? Vídeo de fábrica humanoide chinesa viraliza; saiba mais

Vídeo foi enviado no TikTok e mas mostra vários androides se movimentando com cabelos e pele muito parecidos com as dos humanos
Rodrigo Mozelli09/05/2024 23h34
robos_exrobots-1.png
Imagem: ExRobots
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Está em voga na internet um vídeo viral de 20 segundos que mostra a linha de montagem de uma fábrica chinesa de robôs humanoides, na qual vemos vários deles dispostos, parcialmente construídos e de aparência muito realista.

O vídeo foi enviado no TikTok pelo usuário “meimei4515”. Ele não o credita, mas mostra vários androides se movimentando com cabelos e pele muito parecidos com as dos humanos, informa o New Atlas.

Leia mais:

No vídeo, vemos belas moças-robô, algumas cabeças soltas em bancadas, humanos e até uma “árvore” formada por braços humanoides. Veja:

Será este um exército de robôs?

  • O autor do vídeo fala algo em chinês, similar a “antes disso, os funcionários já haviam iniciado a produção em massa”;
  • O braço-robô já foi mostrado anteriormente pela ExRobots em exposições;
  • Conforme o site da empresa, ela cria “serviços de guia inteligente eficientes e amigáveis ​​para agências governamentais, instituições médicas e indústrias de varejo de serviços”;
  • Os produtos da empresa são exibidos em Museu de Ciência e Tecnologia, em Dalian (China), com vários robôs. Parece até um museu de cera;
  • No museu, os visitantes podem “conduzir” uma cabeça humanoide com suas próprias expressões;
  • Há, ainda, um estrado giratório no qual o usuário é escaneado em 3D após três minutos parado no local. Futuramente, a pessoa poderá ter partes de seu corpo impressas em 3D (veja mais no vídeo abaixo).

Mas, vale ressaltar: a ExRobots está fazendo esses robôs humanoides para executar tarefas úteis, em consonância com a inteligência artificial (IA). Ambas as tecnologias estão vindo com tudo.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.