Um grupo representado por empresas de streaming de música, como o Spotify e o Deezer, solicitaram que a Comissão Europeia rejeite a proposta de novas normas de competitividade da Apple, que seria prejudicial para as empresas deste mercado. As informações são da Reuters.

Leia mais:

publicidade

A preocupação do grupo chamado de Digital Music Europe é que a Apple não forneceu soluções eficazes após sofrer, em março, uma multa de 1,84 mil milhões de euros na Europa por impedir a concorrência de rivais de streaming de música devido restrições em sua App Store.

“A nova diretriz da Apple para serviços de streaming de música é um programa discriminatório que força os concorrentes a optar por um novo regime administrado pela Apple”, diz o comunicado do grupo de empresas de streaming.

publicidade
Spotify e Deezer via Olhar Digital
Spotify e Deezer via Olhar Digital

Apple tenta se adequar as normas europeias para a sua App Store

  • Para cumprir determinações da União Europeia, a Apple precisou anunciar medidas que facilitam que apps de streaming de música possam ser adquiridos fora de sua App Store;
  • A empresa do iOS então propôs que os serviços de streaming possam incluir links para seus sites, para informar os usuários sobre opções de pagamento fora da App Store.
  • A Apple cobraria uma comissão de 27% sobre as transações feitas por meio de um link, o que gerou a insatisfação das empresas de streaming, no que eles consideram ainda uma prática anticompetitiva.

A Apple ainda alega que os desenvolvedores também podem fornecer informações sobre as compras disponíveis em seu site aos usuários por e-mail.

A Comissão Europeia e as empresas representadas pela Digital Music Europe, incluindo Deezer, Qobuz e SoundCloud, Jamendo e Soundcharts não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. O Spotify se recusou a comentar.

publicidade

No mês passado, a Apple rejeitou a nova versão do aplicativo iOS do Spotify que levava informações de preços no aplicativo para usuários na União Europeia, como resposta a empresa de streaming não aceitar a proposta da Apple para compras fora de sua loja.

Aplicativos do Spotify e Deezer. Spotify e Deezer são as duas maiores plataformas de streaming de música
Crédito editorial: Rokas Tenys / Shutterstock.com