Menu ‘Iniciar’ do Windows 11 passa por testes e pode ter novidades

Função que adiciona ícones no estilo "widget" foi notada por usuários com acesso à versão de testes do Windows 11
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 10/05/2024 12h57
windows 11
Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft parece estar fazendo testes em um novo Menu Iniciar do Windows 11, onde foram notados widgets “flutuantes” pelo painel do menu.

Leia mais:

A mudança tem sido feita silenciosamente pela Microsoft, que não anunciou nada sobre esses testes, contudo, usuários das versões de teste mais recentes do Windows 11 lançadas já perceberam a nova particularidade no menu.

Esta novidade tem sido chamada de “Companheiros do Menu Iniciar”. No novo menu seria permitido que os desenvolvedores estendam o Menu Iniciar do Windows 11 com funcionalidade semelhante a um widget flutuante, e essa extensão poderia ser encaixada ao lado do Menu Iniciar.

Aplicativos criados para funcionar como widgets flutuantes poderão ser integrados ao Menu Iniciar no Windows 11

  • Os desenvolvedores serão capazes de criar aplicativos que fornecem informações semelhantes a widgets por meio de cartões adaptáveis; uma forma independente da plataforma de exibir blocos de informações da interface do usuário.
  • Os “companheiros”, serão configuráveis na seção principal de configurações do Windows 11, com a capacidade de instalar vários deles e alternar para ativá-los ou desativá-los.
  • Usuários que já testaram a ferramenta alegam que esses companheiros parecem ser muito centrados em funções da web, assim como os widgets do Windows 11.

Caso Microsoft torne estes testes algo oficial como um novo recurso do Menu Iniciar, pode ser uma substituição a altura para a perda dos Live Tiles, que foram removidos no Windows 10X e Windows 11.

Para quem não lembra, os Live Tiles eram ícones animados do Menu Iniciar que ofereciam informações em formato de widgets no menu Iniciar. Na época, contudo, desenvolvedores de aplicativos não chegaram a apoiar essa funcionalidade.

windows
Imagem: mundissima/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.