Imagem: ViChizh/Shutterstock
Um ataque hacker paralisou algumas atividades da Ascension, um dos mais importantes sistemas de saúde dos Estados Unidos. O caso aconteceu nesta quarta-feira (08) e obrigou a organização a recomendar que todos os seus clientes e associados cortassem temporariamente as conexões de rede como precaução.
Leia mais
A rede de saúde com sede em St. Louis inclui 140 hospitais em 19 estados interrompeu o acesso a registros eletrônicos de saúde, alguns sistemas telefônicos e “vários sistemas utilizados para solicitar exames, procedimentos e medicamentos”. Outro efeito do ataque foi a necessidade de desviar ambulâncias para outros hospitais.
Segundo a CNN, a Ascension sofreu um ataque de ransomware, no qual os cibercriminosos tentam bloquear computadores e roubar dados para extorsão. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, existe a suspeita de hackers ligados à Rússia esteja por trás do ataque. O governo russo não se pronunciou sobre o caso até o momento.
As autoridades federais dos Estados Unidos foram acionadas e irão investigar o caso. Ainda não há maiores informações em relação a possíveis materiais e dados roubados pelos criminosos.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de maio de 2024 15:28