A Arm Holdings quer lançar chips de inteligência artificial (IA) até o final de 2025, conforme relatou a Nikkei Asia. Segundo a agência de notícias, o plano é criar uma divisão dedicada e construir um protótipo até maio do próximo ano.
O que você precisa saber:
- De acordo com a Reuters, a produção em massa será realizada por fabricantes contratados e deverá começar no outono de 2025 (entre setembro e novembro);
- A Arm pagará pelos custos iniciais de desenvolvimento, que podem totalizar bilhões de ienes, mas terá a contribuição do SoftBank, dona da empresa;
- O SoftBank também já está negociando com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp (TSMC) e outros para assegurar a capacidade de produção;
- Arm, SoftBank e TSMC se recusaram a comentar os planos.
Leia mais!
- Novo chip de IA da Nvidia tem preço revelado
- Com o tamanho de uma caixa de pizza, esse é o chip de IA mais rápido do mundo
- Segurança dos EUA testa IA em várias frentes em parceria com desenvolvedoras
A produção de chips próprios de IA tem chamado atenção do mercado, já que a estratégia, embora de alto investimento, reduz a dependência de fornecedores dominantes, como a Nvidia.
Recentemente, por exemplo, rumores de que a Apple também esteja planejando a produção de seus próprios semicondutores para data centers surgiram. Expectativas indicam que os chips poderão processar tarefas avançadas de IA — tarefas essas que chegam em breve aos dispositivos da marca, principalmente após a chegada do novo M4. Saiba mais aqui!
O projeto, intitulado ACDC (Apple Chips in Data Center), deve aproveitar a experiência em design de chips da dona do iPhone para estabelecer uma infraestrutura de servidores. Em suma, os produtos serão semelhantes aos que alimentam computadores Mac da marca.
No caso da Arm, desde o ano passado analistas apostam que a empresa se beneficiará de um aumento na computação de IA. O preço de suas ações, por exemplo, dobrou em setembro, quando anunciou sua IPO.