O Tamu Massif, descoberto em 2013, já foi considerado o maior vulcão do mundo. Mas perdeu o posto para o Mauna Loa, no Havaí, após pesquisas posteriores mudarem a “categoria” do Tamu Massif. É que, nos anos seguintes, ele passou de vulcão gigante para sistema vulcânico enorme.

Tamu Massif perde posto de maior vulcão do mundo

• Descoberto em 2013 e considerado, por um tempo, como o maior vulcão do mundo, o Tamu Massif foi reclassificado como um enorme sistema vulcânico em estudos posteriores. Com isso, perdeu o posto para o Mauna Loa, no Havaí;
  • Situado no Oceano Pacífico, a leste do Japão, o Tamu Massif abrange mais de 310 mil quilômetros quadrados, maior que o Reino Unido, e sua descoberta impactou a comunidade geológica;
  • Pesquisas posteriores revelaram que o Tamu Massif é resultado da expansão do fundo do mar, um processo de formação de nova crosta oceânica, e não um único vulcão em formato de escudo;
  • Com a redefinição do Tamu Massif, o Mauna Loa retomou o título de maior vulcão do mundo. O Mauna Loa cobre 5,1 mil quilômetros quadrados e é mais alto que o Monte Everest quando medido do fundo do oceano ao cume.

O gigante geológico fica submerso no Oceano Pacífico, a cerca de 1.609 quilômetros a leste do Japão. O “monte de crosta oceânica” abrange uma área de mais de 310 mil quilômetros quadrados – para você ter ideia, é maior que o Reino Unido.

Descoberta do Tamu Massif abala geologia

Mapa 3D de Tamu Massif
(Imagem: Will Sager)

A descoberta da escala do Tamu Massif abalou a comunidade geológica, pois demonstrou que a Terra poderia gerar vulcões comparáveis em tamanho aos gigantes vulcânicos de Marte.

No entanto, pesquisas posteriores sugeriram que essas conclusões iniciais se basearam em terreno instável. Em 2019, um estudo publicado na Nature apontou que o Tamu Massif era um tipo diferente de montanha vulcânica.

Anteriormente, assumia-se que o Tamu Massif era um único vulcão em formato de escudo, formado por um fluxo de lava que inundava uma vasta área. O estudo de 2019 revelou que, na verdade, ele é o produto da expansão do fundo do mar.

(Esse processo geológico envolve a formação de nova crosta oceânica pela ascensão do magma entre placas tectônicas, fazendo o fundo do oceano se espalhar gradualmente.)

O Tamu Massif foi, portanto, redefinido como um enorme monte de crosta oceânica, e não como um único vulcão. “O maior vulcão do mundo é realmente um sistema de dorsais meso-oceânicas, que se estende por cerca de 65 mil quilômetros ao redor do mundo, como costuras numa bola de beisebol”, explicou William Sager, geofísico da Universidade de Houston e autor principal do estudo de 2019, em entrevista ao site da universidade.

Mauna Loa retoma posto de maior vulcão do mundo

Maior vulcão do mundo em erupção
(Imagem: US Geological Survey)

Mesmo com a nova classificação, o Tamu Massif “ainda é extraordinário, mesmo que não possamos reivindicar o superlativo”, acrescentou Sager à National Geographic. Diante dessas descobertas, os pesquisadores propuseram que o título de maior vulcão do mundo fosse devolvido ao Mauna Loa.

O Mauna Loa cobre uma área de aproximadamente 5,1 mil quilômetros quadrados, apenas 1,6% do tamanho do Tamu Massif, mas é significativamente mais alto.

Grande parte do Mauna Loa está submersa no Pacífico, com apenas 4,2 quilômetros acima do nível do mar. No entanto, contando sua altura desde o fundo do oceano até o cume, ele é mais alto que o Monte Everest, medindo 9,1 quilômetros.

Em novembro de 2022, o Mauna Loa entrou em erupção pela primeira vez em 38 anos, demonstrando sua atividade contínua. Esse evento destacou a diferença entre o Mauna Loa e o Tamu Massif, extinto há milhões de anos.