Japão aumentará produção de energia para atender demanda de IA

Projeções apontam os centros de dados de IA como responsáveis por um aumento histórico na demanda de energia no Japão
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio 14/05/2024 18h06, atualizada em 04/06/2024 20h58
energia eletrica
Imagem: urbans/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diante da crescente demanda de energia para atender centros de dados dedicados à inteligência artificial, o Japão planeja aumentar a produção de eletricidade entre 35% e 50% até 2050. A produção deve crescer de 1 trilhão de quilowatts-hora (kWh) projetados para a década atual para cerca de 1,35-1,5 trilhões de kWh.

As informações são de documentos do governo japonês e da Reuters.

Leia mais:

A demanda, ainda segundo o governo do país, também vem da necessidade de abastecer fábricas de chips e outros negócios que consomem muita energia. Trata-se do maior aumento em 20 anos, destaca a agência de notícias, o que dependerá de investimentos em grande escala em fontes de energia.

Mulher olhando para linhas de programação em tela de vidro
(Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

Japão foca em energia renovável para atingir meta

  • Temendo que o fornecimento de energia não encontre estabilidade nas próximas décadas, o governo japonês já traça estratégias de descarbonização que podem ser instauradas até 2040.
  • Atualmente, o Japão usa o abastecimento de combustíveis fósseis que vem do Oriente Médio.
  • No ano passado, o país chegou a aprovar uma lei destinada a promover investimentos de descarbonização, totalizando mais de 150 bilhões de ienes.
  • Para gerar energia limpa, o país conta com células solares de próxima geração, conhecidas como células solares de perovskita, parques eólicos offshore flutuantes e usinas nucleares equipadas com reatores de próxima geração.
japão
Imagem: Savvapanf Photo/Shutterstock

IA pode ser a “salvação” para falta de mão de obra no país

O Japão também enfrenta crise de mão de obra devido ao declínio populacional. A inteligência artificial (IA) está surgindo como uma solução promissora para o problema. A escassez de trabalhadores está pressionando diversos setores, desde a agricultura até a gastronomia — e uma das formas de contornar isso será apostar na nova tecnologia.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.