(Imagem gerada por IA via DALL-E/Olhar Digital)
Astrônomos ainda não encontraram vida alienígena, mas não pararam de procurar. Agora, duas pesquisas revelaram que estrelas da nossa galáxia tiveram misteriosos picos de calor infravermelho. Isso não indica vida fora da Terra por si só, mas a hipótese é que esferas de Dyson estariam sendo usadas por essas civilizações para aproveitar energia das estrelas, o que causou o fenômeno observado.
Leia mais:
As esferas de Dyson às quais os estudos se referem são estruturas hipotéticas capazes de cercar uma estrela inteira. A teoria é que elas sejam usadas para captar a energia dos astros em direção à civilização extraterrestre.
Se esse dispositivo realmente existir mundo afora, ele seria tão quente que acusaria seu uso com emissões de infravermelho, como aconteceu agora. Daí, a pista da vida alienígena.
Os astrônomos resolveram mergulhar nessa hipótese. Usando dados do satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia, cada equipe estudou um combinado de cinco milhões de estrelas.
Nas duas pesquisas, o resultado foi uma marca de calor no infravermelho sem uma explicação conhecida. Um dos pesquisadores sugeriu do que se tratava: justamente as esferas de Dyson.
As pesquisas não vão parar nas hipóteses apenas.
Segundo o New Scientist, eles acreditam que o telescópio James Webb pode ajudar nos estudos das esferas de Dyson ou, no mínimo, ajudar a descartá-las.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de janeiro de 2025 09:29